Quem eram os outros filhos de Maria e José?

Dos filhos nascidos de Maria e José, obviamente o mais famoso e importante foi Jesus. Mas, enquanto ele foi o primeiro, não foi o último. Algumas tradições denominacionais, principalmente os católicos romanos, mantêm o conceito da virgindade perpétua de Maria. Isso significa que ela permaneceu virgem mesmo depois que Jesus nasceu. Como veremos em breve, a Bíblia é clara de que Maria e José tiveram outros filhos após o nascimento de Jesus.

Para aqueles que optam por não acreditar que Maria e José tiveram outros filhos juntos, uma sugestão é que essas crianças eram do casamento anterior de José. Essa doutrina não está em conformidade com as Escrituras e reflete a tradição e narrativa em vez da doutrina bíblica. Não há evidências bíblicas que apoiem José ter tido uma esposa anterior, nem há suporte que diga que Maria permaneceu virgem após o nascimento de Jesus. O casamento de Maria e José funcionou como qualquer outro casamento após o nascimento de Jesus. Isso significa que eles mantiveram relações sexuais e Maria deu à luz outros filhos.

Quais eram os nomes dos outros filhos de Maria e José?

“’Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, de Judas e de Simão? E não estão aqui entre nós suas irmãs?’ E escandalizavam-se nele” (Marcos 6:3).

A Bíblia identifica os nomes dos outros filhos de Maria e José aqui em Marcos 6:3, bem como Mateus 13:55. Em ambas as passagens, Tiago é listado primeiro, o que, de acordo com a tradição, sugere que Tiago é o mais velho dos filhos que Maria e José tiveram juntos.

Não há nada na Bíblia que mencione os nomes de suas filhas. Também não sabemos quantas elas tiveram. Porque tanto Mateus quanto Marcos usam o termo irmãs (plural), então sabemos que tiveram pelo menos duas filhas, mas poderiam ser mais.

Pode-se dizer com segurança que, no total, Maria e José tiveram pelo menos sete filhos. Um que nasceu por um nascimento divino e milagroso e pelo menos seis que nasceram por um nascimento natural.

Como foi ser irmão de Jesus?

Imagino como deve ter sido crescer em uma casa onde Jesus é seu irmão mais velho. São passos que qualquer irmão lutaria para seguir. No entanto, sua família provavelmente não era muito diferente de qualquer outra família.

“Então ele entrou numa casa, e de novo se reuniu tanta gente que eles nem mesmo podiam comer. Quando ouviram falar disso, saíram para prendê-lo; pois diziam: ‘Ele está fora de si’” (Marcos 3:20-21).

Não sabemos muito sobre a infância de Jesus, já que a Bíblia não nos dá muita visão sobre como foi. Isso por si só poderia implicar que sua infância provavelmente foi sem grandes eventos. Embora ele fosse o Messias, acho que ele não andava pela casa ou pelo bairro proclamando isso enquanto crescia. Se tivesse feito isso, então, quando ele identificou quem ele realmente era, pode não ter sido tão chocante para eles.

A jornada para a fé dos filhos de Maria e José

Uma coisa que é fácil de ignorar ao pensar nos irmãos e irmãs de Jesus é que eles tiveram que passar pela mesma jornada que todos nós devemos passar para chegar à fé em Jesus como Messias. Inicialmente, seus irmãos não acreditavam nele. Pode-se dizer com segurança que suas irmãs também estavam nesse grupo.

“Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui e vai para a Judeia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido em público, e sim em particular. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:3-5).

Isso nos lembra da dificuldade de crescer em uma casa onde Jesus é seu irmão. Dar o passo de Jesus sendo alguém que vive em sua casa para Jesus sendo o salvador do mundo não é um salto fácil. No entanto, essa é a realidade com a qual todos nós nos deparamos.

Em Mateus, Jesus fez esta pergunta aos seus discípulos.

“‘Mas vós, quem dizeis que eu sou?’” (Mateus 16:15).

A pergunta que ele fez a seus discípulos é a mesma pergunta que todos nós devemos responder. Os membros de sua família tiveram que fazer a mesma coisa.

Os filhos de Maria e José tornaram-se seguidores de Cristo

Sabemos que durante a vida de Jesus, seus irmãos passaram de descrentes a crentes. A Bíblia não declara quando isso aconteceu, mas sabemos que aconteceu. Após a morte e ressurreição de Jesus, os irmãos de Jesus estão entre os cento e vinte que oram na sala superior.

“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14).

A Bíblia não menciona, mas imagino se suas irmãs estavam entre as mulheres que estavam orando lá. Sabemos que Maria e seus irmãos foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes e se tornaram contribuintes para o nascimento desta nova igreja que foi formada no livro de Atos.

O filho de Maria e José de quem sabemos mais

De todos os filhos de Maria e José, além de Jesus, o que sabemos mais é Tiago. Assim como seus outros familiares, Tiago começou como cético, mas se tornou seguidor de Jesus. Ele passou de cínico a campeão e se tornou um líder influente na igreja em desenvolvimento. Quando chegamos a Atos 15, Tiago está de pé e dirigindo-se ao concílio de Jerusalém sobre como lidar com os convertidos gentios que estavam vindo a Cristo.

“Todos se calaram e ouviram a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Depois que se calaram, Tiago tomou a palavra e disse: ‘Irmãos, ouçam-me’” (Atos 15:12-13).

Embora haja muitos Tiagos mencionados na Escritura, este não poderia ser o Apóstolo Tiago porque ele havia sido morto por Herodes. Este Tiago é também o mesmo que eventualmente escreveu o livro de Tiago. Ele passou de cético a servo, contando como alegria sofrer provações e perseguições pelo nome de Jesus Cristo.

“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1).

Os outros filhos de Maria e José

Além de Tiago, os outros filhos de Maria e José tornaram-se ministros itinerantes do evangelho.

“Não temos nós direito de levar conosco, nas viagens, uma mulher crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1 Coríntios 9:5).

Não sabemos para onde foram ou para quem ministraram, mas proclamaram a mensagem do evangelho também. Havia também outro autor entre o grupo. Judas (também conhecido como Judéia) era meio-irmão de Jesus e escreveu o livro de Judas.

“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago…” (Judas 1:1).

Pensamento final

Embora a história dos outros filhos de Maria e José possa não ter começado bem, parece que tudo terminou bem. Eles cresceram com Jesus e, embora não acreditassem no início, eventualmente entenderam que ele era verdadeiramente o Messias e salvador do mundo. Imagino como eles olhavam para trás em suas memórias de infância uma vez que entenderam essa verdade.

Se você já se sentiu como se Jesus não pudesse amar você, então continue lendo. A Bíblia está cheia de pessoas improváveis que Jesus amou.

Crédito da foto: Unsplash/Jude Beck

Clarence L. Haynes Jr. é um palestrante, professor da Bíblia e co-fundador do The Bible Study Club. Ele é o autor de The Pursuit of Purpose, que o ajudará a entender como Deus o conduzirá à sua vontade. Seu livro mais recente é The Pursuit of Victory: How To Conquer Your Greatest Challenges and Win In Your Christian Life. Clarence também está empenhado em ajudar 10.000 pessoas a aprender a estudar a Bíblia e lançou seu primeiro curso de estudo bíblico chamado Bible Study Basics. Para saber mais sobre seu ministério, visite clarencehaynes.com.