Trabalho na Bíblia | Gênesis 2:15-17, Lição da Bíblia

Categorias: Lições de Estudo da Bíblia

Desde o início, nunca foi a intenção de Deus que o homem fosse ocioso. Provavelmente, isso se estende da própria natureza de Deus. O Criador trabalha, então também deve trabalhar a criação. O jardim do Éden proporcionou não apenas provisão para o homem, mas também uma área de responsabilidade e trabalho. Hoje, a ociosidade tem trazido uma ruína incontável para aqueles que a buscam ou para aqueles sobre os quais ela é infligida. Pais que concluíram que as crianças devem ser deixadas para brincar e não ter responsabilidades devem aprender com o plano de Deus antes de aprenderem com tristeza em casa. A ociosidade tem afetado aposentados, fazendo-os morrer mais cedo do que deveriam, os ricos, fazendo com que busquem entretenimento cada vez mais depravado, e os pobres, que acreditam ser melhor depender do auxílio público e nunca ganhar a vida, desperdiçando suas vidas sem nunca aprender a ser útil.

No versículo 15-17, vemos que Deus tinha uma lei para o homem desde o início. Certamente, Deus esperava que o homem entendesse a lei e também fosse capaz de obedecê-la. Na tragédia que virá no capítulo 3, teremos um exemplo dos primeiros momentos da história da humanidade do que significa quebrar a lei de Deus e sofrer as consequências. Deus disse: “porque, no dia em que dele comerdes, certamente morrerás”. Sabemos que Adão e Eva não morreram fisicamente no dia em que pecaram. No entanto, eles foram alienados de Deus. O texto nos apresenta uma imagem usando a realidade física de Adão e Eva para nos mostrar o que acontece espiritualmente quando quebramos a lei de Deus. Séculos e séculos depois, Ezequiel declararia: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:20). Isaías declarou a Israel: “mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:2). Quando pecamos contra Deus, o que aconteceu a Adão acontece conosco.

Paulo disse: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 3:23). Graças a Deus por esse presente.