Sermão sobre Atitude na Adoração

Categorias: Esboços de Sermão, Esboços de Sermão Temáticos Tags: Sermões sobre Adoração

Sermão sobre Atitude na Adoração

Data de escrita: 22 de maio de 2002
Referência bíblica: Salmo 95:6,7

ASSUNTO: Adoração

TÍTULO: Adoração Parte 2 — Estudando Nossa Atitude na Adoração

PROPOSIÇÃO: Queremos estudar nossa atitude na adoração. Para adorar a Deus corretamente, há certas coisas que devem ser quebradas: 1) Nossas preconcepções, 2) Nosso mundanismo, 3) Nossos corações.

OBJETIVOS: Todos devem ser capazes de entender que a atitude na adoração a Deus é igualmente importante para Deus como a ação.

OBJETIVO: Impressionar ao ouvinte a necessidade de ter a atitude correta na adoração.

INTRODUÇÃO:

1. Leia: Salmo 95:6,7 “Oh vem, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos fez. Porque ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,” ASV 1901

2. Sobre o Texto:

1) Encontramos neste verso o correto objeto de nossa adoração – Jeová.

2) Encontramos neste verso a atitude correta de adoração – nos prostrando diante de Deus.

3) Encontramos nestes versículos o fundamento para a ação correta na adoração – ouvir Sua voz!

3. Leia João 4:24

1) Encontramos o correto objeto de adoração – Deus que é Espírito.

2) Encontramos a atitude correta de adoração – Adoração em espírito.

3) Encontramos o fundamento para a ação correta na adoração – a Verdade.

4. Definição de adoração.

1) Literalmente, a palavra grega (proskuneo) significa “beijar em reverência a alguém.”

2) “O amor reverente e lealdade concedidos a uma divindade.” Dicionário American Heritage

3) “Honrar ou reverenciar um ser divino.” Websters.

4) “Fazer obediência aos deuses ou suas imagens” Liddell and Scott Classic Greek Lexicon

5) No Novo Testamento, são as únicas ações em que o cristão se envolve para mostrar especificamente reverência, obediência e honra a Deus e ao seu Filho Jesus, o Cristo.

5. Ref. para A, F, P, O, e A.

DISCUSSÃO: Nossa Atitude na Adoração Deve Ser Correta. Para fazer isso, devemos quebrar…

I. Nossas preconcepções — Não estamos apenas marcando nosso bilhete.

1. A Preconcepção de sacrifício falso — Miquéias 6:6-8 “Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei diante do Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?

2. A preconcepção de formalismo — Colossenses 2:20-23 “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: Não pegues, não proves, não manuseies (as quais coisas todas perecem pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais coisas, têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.”

3 A preconcepção de presunção — 1 Samuel 15:13-23 “Então Samuel veio a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; executei o mandado do SENHOR. Porém Samuel disse: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos, e o mugido de bois que ouço? Ao que disse Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo perdoou o melhor das ovelhas, e dos bois, para os sacrificarem ao SENHOR teu Deus; o restante porém nós destruímos totalmente. Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me falou esta noite. E ele lhe disse: Fala. Então disse Samuel: Ainda que eras pequeno aos teus olhos, não foste por acaso chefe das tribos de Israel? Não ungiu-te o SENHOR rei sobre Israel? E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a esses pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até os haveres exterminado. Por que então não obedeceste à voz do SENHOR? Antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do SENHOR. Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR; e fui pelo caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente. Porém o povo levou as ovelhas e os bois que foram detestáveis, para os sacrificar ao SENHOR teu Deus, em Gilgal. Ao que disse Samuel: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que um sacrifício, e o atender melhor do que a gordura de carneros.”

II. Nosso Falta de Foco — Devemos deixar de lado todas as preocupações mundanas e nos concentrar nas preocupações espirituais.

1. Devemos nos concentrar no espiritual. Colossenses 3:1-4 “Se, pois, fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”

2. Devemos nos concentrar na fidelidade — Devemos nos aproximar com plena certeza de fé. Hebreus 10:19-25 “Tendo pois, irmãos, intrepidez para entrar no santuário pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quando vedes que se vai aproximando aquele dia.”

3. Devemos nos focar e centrar em Deus. Mateus 14:27-33 “Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. Então lhe respondeu Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas sentindo o vento forte, teve medo; e começando a ir para o fundo, clamou dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, porque duvidaste? E, logo que subiram para o barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.”

III. Nossos Corações — Devemos ter a atitude do coração quebrantado e contrito.

1. Estes são os verdadeiros sacrifícios — Salmo 51:17 “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

2. Aqueles a quem Deus permite habitar com Ele — Isaías 57:15 “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”

3. Aqueles a quem Deus olha com favor — Isaías 66:1-2 “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés: que casa me edificaríeis vós? E qual será o lugar do meu descanso? Pois a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o SENHOR: Mas eis para quem olharei: para o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.”

4. Aqui repousa o louvor de Deus — Romanos 2:28, 29 “Pois não é judeu quem o é apenas por fora, nem é circuncisão que o é apenas exteriormente. Mas judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo espírito, não pela letra da lei. E a tal o louvor não provém dos homens, mas de Deus.”

5. Note o exemplo de Neemias (Neemias 1:5-11) “E disse: Ó SENHOR, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o concerto e a benignidade para com os que te amam e guardam os teus mandamentos, estejam, pois, os teus ouvidos abertos, e os teus olhos atentos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos. Havemos pecado contra ti; e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a teu servo Moisés. Lembra-te, peço-te, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam lançados para os fins do céu, eu os congregarei de lá e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são os teus servos e o teu povo, os quais resgataste com teu grande poder e com tua mão forte. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que desejam reverenciar o teu nome; e faze próspero hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.”

CONCLUSÃO:

1. Nossa atitude na adoração deve ser correta. Para que tenhamos a atitude correta, devemos nos quebrar. Devemos quebrar nosso

1) Preconcepções.

2) Falta de Foco

3) Corações

2. Convite

1) Você é um cristão fiel esta manhã?

a. Se não, seu coração já foi quebrantado, mas você o endureceu novamente.

b. Quebre-o novamente nesta manhã para que o Senhor o ache aceitável a Ele.

2) Se você não é um cristão esta manhã…

a. Você precisa quebrar seu coração em obediência à palavra de Deus.

b. O plano de Deus é muito simples.

a) Ouça a palavra; Romanos 10:17 “A fé vem por ouvir…”

b) Creia com todo o seu coração; Hebreus 11:6 “Porque sem fé é impossível…”

c) Arrependa-se dos seus pecados (Atos 17:30).

d) Confesse Jesus como o Filho de Deus (Mateus 16:16).

e) Seja Batizado para a remissão de seus pecados (Marcos 16:15,16).