Quem é Baal na Bíblia?

O que a Bíblia nos diz sobre Baal e aqueles que o adoravam?

Evidências históricas e a Bíblia nos dizem que aqueles que adoravam Baal buscavam o deus pagão para que chovesse sobre suas plantações, para ter força para derrotar seus inimigos e para ter fertilidade e produzir filhos.

A prostituição no templo e formas sensuais de adoração eram comuns na adoração a Baal, assim como o sacrifício humano ocasional, principalmente de crianças, que eram queimadas vivas para apaziguar o deus da fertilidade (Jeremias 18:5). Na verdade, o rei Acaz de Judá foi dito ter feito imagens fundidas dos Baals, queimando seus próprios filhos vivos no fogo “de acordo com as abominações das nações” (2 Crônicas 28:3)

Também vemos no confronto no Monte Carmelo, os sacerdotes de Baal eram conhecidos por rituais de adoração que envolviam gritos altos, comportamento frenético e várias formas de corte e automutilação (1 Reis 18).

Deus, é claro, não tinha amor ou tolerância pelas práticas abomináveis daqueles que adoravam Baal, exigindo que Israel purificasse esses rituais e imagens pagãs do meio deles. Quando o fizeram, a misericórdia de Deus foi abundante. Quando não o fizeram, Seu julgamento foi severo.

O que podemos aprender sobre nossa própria fé a partir de outros deuses?

Os cristãos de hoje podem ser rápidos em descartar a adoração a Baal e outras formas de idolatria mencionadas no Antigo Testamento como antiquadas ou extintas. É verdade que Deus usou o tempo de cativeiro de Israel para quebrar Seu povo do pecado habitual da idolatria, e quando o remanescente de Israel voltou a Jerusalém, parece que tinham aprendido a lição e finalmente haviam eliminado sua adoração a Baal e outros ídolos. Além disso, seria difícil encontrar muitos hoje que adorem abertamente a Baal ou a quaisquer deuses pagãos do Antigo Testamento pelo nome.

No entanto, como foi o caso no Antigo Testamento, várias formas de adoração a ídolos muitas vezes evoluem e, em vez de desaparecerem completamente. A mesma natureza maligna e rebelde que lemos no Antigo Testamento nunca desapareceu. Ela simplesmente se reinventou para as gerações de hoje.

Hoje, o diabo é muito mais sutil e subversivo ao atrair a humanidade para longe de Deus do que frequentemente percebemos. Muitas coisas podem se apresentar como substitutos ou alternativas a Deus, incluindo líderes humanos, governo, várias formas de tecnologia, prazer, entretenimento, fama e dinheiro, que podem se manifestar como deuses na vida das pessoas. Isso tem acontecido por séculos.

No caso de Israel, o povo frequentemente caía na idolatria quando não mais entendiam ou valorizavam seu relacionamento com Deus ou simplesmente esqueciam sua história e os milagres de Deus por completo (Juízes 2:10-12). O mesmo é verdade para os crentes hoje quando esquecemos o amor, a graça e as promessas de Deus.

É claro que há inúmeros atributos de Deus revelados na Escritura que expõem claramente a natureza falsa e inadequada de todos os outros deuses e religiões.

Por exemplo, ao contrário dos deuses pagãos do Antigo Testamento …

  • Deus ouve Seu povo e responde aos seus clamores
  • Deus liberta Seu povo
  • Deus provê para Seu povo
  • Deus perdoa e redime Seu povo

Além disso, onde muitas religiões e outros deuses exigem sacrifício e apaziguamento baseado em obras, o Deus da Bíblia oferece vida eterna e redenção, não por meio de nossas obras, mas pela Sua graça e pelo sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo (2 Timóteo 1:9).

E, embora possa parecer frívolo adorar uma estátua ou objeto inanimado, o apóstolo Paulo lembrou aos coríntios que aqueles que sacrificam a deuses pagãos podem estar realmente sacrificando a demônios que se fazem passar por deuses (1 Coríntios 10:20). Moisés deu o mesmo aviso aos filhos de Israel em Deuteronômio 32.

De qualquer forma, os cristãos de hoje seriam sábios em aprender com os erros de Israel e se tornar mais vigilantes em manter todas as formas de mal e idolatria longe de suas vidas. As expectativas de Deus para Seus seguidores são claras. Ele sozinho é digno de confiança e louvor.

Crédito da Foto: Unsplash/Anna Pritchard 

Crédito da Foto Principal: ©iStock/Getty Images Plus/ggenova