Por que devemos ler a própria Bíblia?

Existem tantos recursos maravilhosos disponíveis para nos encorajar em nossa fé e nos direcionar à Bíblia. Sejam devocionais, livros de oração ou estudos bíblicos, há muitas possibilidades de produtos que podemos usar para aumentar nossa fé e motivar nossa caminhada com Deus. No entanto, há um perigo se nos tornarmos mais dependentes das palavras de uma pessoa do que da Palavra de Deus. Por que devemos ler a própria Bíblia?

Há uma grande emoção em saber que a Bíblia é a Palavra de Deus para nós. É o Seu livro inspirado que abrange a história da criação, a quebra da humanidade pelo pecado, Seu plano de redenção, o sacrifício de Jesus por todos que nele creem, a ascensão de Jesus, o dom do Espírito Santo, o início da igreja e a volta de Cristo para termos a eternidade com Ele. Essa grande mensagem do único Deus verdadeiro que nos amou o suficiente para morrer por nossos pecados, para que possamos ser reconciliados com Ele, é tudo.

2 Timóteo 3:16-17 diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

A Bíblia é o único livro que tem o poder de nos transformar. Eu sou alguém que absolutamente ama e apoia livros e materiais complementares. Sou uma grande estudiosa da Bíblia e aprecio o incrível trabalho e discernimento que muitos crentes sábios compartilham ao nos ajudar a olhar para as Escrituras. No entanto, todos nós precisamos ter cuidado para não substituir nossas Bíblias pelas palavras de outra pessoa. Somente a Palavra de Deus tem o poder de nos transformar. Pepitas de ouro e aplicações práticas que homens e mulheres aplicam podem ser impactantes, mas somente a própria Escritura tem o poder de mover e mudar nossos corações. Sua Palavra é viva e ativa. A Bíblia nos convence, nos ensina, nos faz crescer e revela nosso Salvador. Precisamos ter um alto respeito pela Escritura, não importa qual recurso estejamos usando, e sempre testar o que está sendo dito sobre Deus e Sua Bíblia com Sua própria Palavra sobre Si mesmo.

Hebreus 4:12 diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

A história e o propósito da Bíblia podem ser perdidos ao retirarmos certas partes. Às vezes, estamos tão fixados em um verso ou passagem que perdemos o contexto completo do que Deus está tentando dizer. A Bíblia foi escrita e compilada como um todo com um propósito. Se só ficarmos no Novo Testamento, perderemos a imagem completa de Deus, excluindo o Antigo Testamento. Ou se só ficarmos no Antigo Testamento, nunca leremos e conheceremos o Messias Jesus e o Espírito Santo que temos hoje. Se só lermos o Apocalipse, ficaremos presos pensando sempre no futuro e nunca aprendendo com o passado e vivendo no presente. A Palavra de Deus tem um lugar em nossas vidas e precisamos buscar e aprender com tudo isso, mesmo que haja livros ou passagens que pareçam mais desafiadores e menos interessantes. O Senhor tem um propósito e intenção ao incluí-los.

Deuteronômio 4:2 diz: “Não acrescente nada ao que eu ordeno a vocês e nada tire disso, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu lhes dou.”

A Bíblia é santa e eterna. A Palavra de Deus é santa, é correta e impecável. Ele foi intencional em cada palavra de Seu livro. A Bíblia é santa porque o Deus que a escreveu é santo. O Senhor é sem pecado e não comete erros, então Sua Palavra é perfeita. Os livros e materiais que as pessoas escrevem, na verdade, este artigo que estou escrevendo agora, todos vão desaparecer. No entanto, a Palavra de Deus dura para sempre. Há paz e segurança em saber que Ele é sempre consistente e Sua Palavra nunca muda. Ele é fiel.

Salmos 33:4 diz: “Pois a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são feitas com fidelidade.”

Mateus 24:35 diz: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”

A Palavra de Deus é perfeita. Ela não contém erros. É a mensagem Dele para nós. Nosso Senhor, Criador e Salvador decidiu não nos deixar sem instrução, mas nos dar os testemunhos de Seu plano redentor. Embora nem tudo que lemos seja feito perfeitamente, porque as pessoas dentro das escrituras pecaram grandemente, a mensagem em si é perfeita. Se um pintor é perfeito, significa que ele nunca cometeria um erro em uma pintura, ou se uma pianista é perfeita, ela nunca erraria uma nota ao tocar seu instrumento. Perfeito significa sem falhas. Nosso Deus é, sempre foi e sempre será perfeito. Ele diz que Seu caminho é perfeito e Sua Palavra também é. Podemos celebrar esse presente de plenitude e beleza em um mundo quebrado e pecaminoso, onde ansiávamos pela perfeição.

Salmos 18:30 diz: “Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”

Que todos nós continuemos a crescer em nosso amor e apreciação pela Escritura, estejamos usando um recurso ou não. O Senhor nos presenteou com Sua Palavra. Ela tem propósito e poder, é santa e eterna, e é perfeita. Existem alguns planos de leitura bíblica incríveis para nos ajudar a mergulhar mais profundamente no estudo das Escrituras em sua totalidade.