Podemos ir para o céu com tatuagens?

Você já se perguntou se tatuagens te desqualificariam de entrar no céu? Na cultura de hoje, tatuagens se tornaram muito populares, até mesmo na igreja. Parece que todas as pessoas descoladas têm tatuagens.

No entanto, as tatuagens já foram consideradas tabu, pelo menos no mundo cristão. Lembro-me do tempo em que tatuagens eram reservadas para marinheiros e Hell’s Angels. Eram associadas a gangues e criminosos. Normalmente, pessoas assustadoras tinham tatuagens. Mas palavras e imagens tatuadas agora são encontradas em pregadores, atletas, advogados e mães que ficam em casa. Elas não são mais um sinal negativo, o que nos faz questionar por que já foram.

Muitos cristãos têm usado as Escrituras como motivo para abster-se de fazer tatuagens. Em Levítico 19:28, Deus proíbe cortar e marcar o corpo. “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

Isso é claro e direto. Mas nenhum versículo da Bíblia deve ser lido isoladamente. O contexto das Escrituras e todo o conselho da Palavra devem ser examinados para entender melhor esse mandamento e seu papel em nossas vidas hoje. Isso se aplica ao cristão do século XXI?

Primeiro, vamos olhar para o contexto de Levítico 19:28. Tenha em mente a cultura da época e o motivo das leis em Levítico. Deus estava separando Seu povo de todas as outras culturas. As leis de Levítico abrangiam a lei religiosa, criminal e civil. Estas eram instruções para viver vidas santas, separadas.

Então, quando Deus proibiu cortar o corpo pelos mortos ou fazer marcas em si mesmos, Ele estava dizendo: “Adorem somente a mim”. Cortar o corpo pelos mortos era um ritual realizado pelos seguidores de Baal. De acordo com a Bíblia de Fundo Cultural NIV, “Um texto acadiano de Ugarit descreve pessoas que se laceram em nome de uma pessoa justa que está morrendo”. Este mesmo comentário explica as marcas como aquelas encontradas em múmias egípcias que significavam o deus que a pessoa adorava ou o deus que a pessoa alegava ser. Na Mesopotâmia, a maioria das tatuagens eram marcas de escravos, mas algumas também estavam em sacerdotes identificando o deus que adoravam.

Com base no período e no contexto cultural, as tatuagens eram proibidas porque as pessoas as usavam como forma de adoração representando o deus pagão que serviam ou a quem pertenciam como escravos. Somente Deus deveria ser adorado, e Ele havia libertado Seu povo da escravidão.

Embora o versículo em Levítico negue explicitamente que os seguidores de Deus se marquem, outras passagens da Bíblia pintam um quadro diferente. Como mencionado acima, todo o conselho da Palavra de Deus deve sempre ser considerado antes de fazer um julgamento. Então, vamos olhar para um versículo interessante sobre a adoração de Israel.

Isaías 44 é um belo capítulo da promessa da aliança de Deus a Israel. Isaías escreve sobre os filhos de Jacó, definindo sua adoração a YHWH. Em seu artigo “Por que a Bíblia proíbe tatuagens?”, Liva Gershon explica que esta Escritura parece permitir tatuagens como sinal de submissão a Deus.

Alguns dirão: “Eu pertenço ao Senhor”; outros se chamarão pelo nome de Jacó; ainda outros escreverão na mão: ‘Do Senhor’; e tomarão o nome de Israel. (Isaías 44:5)

Eles escreveram “SENHOR” em suas mãos. Sempre que a palavra Senhor está em maiúsculas, ela significa o nome da aliança de Deus. Parece que alguns adotaram a prática de se marcar para YHWH, reivindicando a quem pertenciam e adoravam.

Outro versículo do Antigo Testamento fala de uma marca usada por pessoas escravizadas. Isso não envolvia tinta permanente, mas sim um furo na orelha. Muitos acreditam que este salmo se refere a uma das leis de Deus. Se um homem comprasse um escravo hebreu, ele só poderia mantê-lo por seis anos. No sétimo ano, as pessoas escravizadas poderiam ficar livres, mas sua família não poderia ir com ele se ele tivesse se casado e tido uma família durante esses seis anos. Se a pessoa escravizada decidisse ficar com seu mestre, o mestre furaria a orelha dele com uma sovela como sinal de sua servidão permanente.

Essa imagem é encontrada em Salmo 40, um salmo messiânico. Davi escreveu: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas abriste os meus ouvidos; não pediste holocaustos nem ofertas pelo pecado. Então eu disse: ‘Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito'” (Salmo 40:6, NVI).

Este é um salmo messiânico, e é uma metáfora. Muitas traduções não usam mais a palavra “perfurar”, mas “abrir” em vez disso. Mas a bela metáfora se perde nessas últimas traduções. Embora perfurar uma orelha ou qualquer parte do corpo não seja o tema deste artigo, marcar nossos corpos é. Assim como as tatuagens significavam a quem a pessoa adorava ou servia, esta marca também era sobre lealdade.

Os cristãos têm visto as tatuagens como pecaminosas por causa da rigorosa aplicação de Deus em Deuteronômio sobre a prática. Eles também as veem como pecaminosas porque as Escrituras nos lembram de que devemos estar no mundo, mas não ser do mundo – uma frase tirada da oração de Jesus em João 17. Isso pode se conectar ao aviso em Deuteronômio, quando Deus ensinou aos israelitas como se separar de outras culturas.

Deus nos chama para ser diferentes. Para ser santo. Para ser santificado. Paulo encorajou os coríntios a lembrar que seus corpos eram o Templo do Espírito Santo e a honrar a Deus com seus corpos (1 Coríntios 6:19-20). Esta Escritura se refere à imoralidade sexual, mas o preceito de honrar nossos corpos pode ser entendido em muitas áreas de nossas vidas, incluindo o que colocamos neles. Para alguns cristãos, as tatuagens não honram a Deus porque alteram a criação de Deus.

Paulo também escreveu sobre desonrar nossos corpos em sua carta à igreja em Roma. “Por isso, Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si” (Romanos 1:24). Fazer uma tatuagem é desonrar a Deus? Ou isso é algo que Cristo mudou quando satisfez a lei e se tornou nosso Redentor? A graça muda a narrativa?

Talvez a graça mude a narrativa. E talvez aqueles cristãos que olham com desdém para pregadores e líderes de adoração tatuados serão surpreendidos quando virem tatuagens no céu. Não levaremos nossas tatuagens conosco quando entrarmos em Sua Presença. As Escrituras prometem novos e gloriosos corpos, mas Apocalipse 19:16 descreve Jesus com o título “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” escrito em Sua coxa. E Apocalipse 22 proclama que os servos do Cordeiro verão o Seu rosto, e o nome Dele estará em suas testas. Isso é o que João viu em sua visão. Se isso é simbólico em vez de literal, não saberemos até que esse dia chegue.

Independentemente disso, esses versículos revelam mais uma vez que o propósito da tinta na pele de um crente é glorificar Aquele que adoramos.

Se você ainda não se juntou ao movimento das tatuagens, aqui estão algumas perguntas a fazer antes de colocar algo em seu corpo que não pode ser removido.

1. Por que eu quero uma tatuagem?
2. Que tatuagem glorificaria Jesus?
3. Qual é o nível de dor? Eu quero sentir dor? Existem outras maneiras de glorificar a Deus?
4. Quanto custa? Você precisa repensar este investimento financeiro se não puder pagar seu aluguel ou conta do celular. Tatuagens não são de graça.
5. Peça uma escritura e confirmação do Senhor sobre este grande passo.

Como cristão, nosso motivo para fazer a tatuagem é tudo. Paulo escreveu que tudo é permitido, mas nem tudo é útil. Pergunte a si mesmo por que você quer isso. Se for apenas porque é legal, talvez não seja a melhor razão. Se isso possivelmente ajudará alguém a se aproximar de Cristo, talvez seja uma boa coisa a fazer.

Uma ótima oração para fazer ao discernir seus motivos está nos últimos versículos de Salmo 139. Davi clamou ao Senhor para sondar seu coração. Ele orou: “Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:24). A palavra “mau” em hebraico significa “idólatra”. Certifique-se de que sua tatuagem não seja um ídolo – um sinal de adoração à cultura em vez de Jesus.

Se você encontrou este artigo, é provável que estivesse procurando por uma resposta. Você quer fazer uma tatuagem, mas não tem certeza. Se esse é o seu caso, vamos orar juntos sobre essa decisão.

“Deus do céu, nós te amamos. Queremos te servir com nossas vidas, incluindo o que colocamos em nossos corpos. Obrigado por Jesus e pela nova aliança da graça. Obrigado pela liberdade de te adorar de maneiras criativas. Sonda nossos corações, Senhor. Conheça nossas preocupações sobre essa decisão. Se isso for idólatra, torne isso claro, mas se uma tatuagem trará glória a você e abrirá portas para conversas com aqueles que não te conhecem, dê paz e confirmação. Obrigado, Senhor. Em nome de Jesus, oramos. Amém.