O Segundo Advento de Jesus

O espírito do Anti-Cristo tentou destruir Jesus em Sua primeira vinda em Belém, e esse mesmo espírito ainda zomba e mente para todos que ouvirem sobre a certeza da segunda vinda de Jesus Cristo. Jesus listou certos sinais no capítulo 24 de Mateus que sinalizariam o fim da era e Seu breve retorno para estabelecer Seu reino milenar na Terra. O Velho e o Novo Testamento registram a certeza do retorno de Jesus para reivindicar Sua noiva, acabar com o pecado e cumprir Sua promessa de aliança com Israel. Apenas Deus conhece a hora e o dia, mas nos últimos cem anos, mais judeus e cristãos foram mortos do que em todos os séculos desde o dilúvio. Satanás sabe que o tempo está se esgotando, mas antes dessa segunda vinda do Senhor Jesus, o sol deve escurecer, a lua não dará sua luz e as estrelas cairão do céu, enquanto os poderes do céu são abalados.

O que é a segunda vinda de Jesus?
Quando Jesus ascendeu aos céus em uma nuvem, o anjo perguntou aos que estavam assistindo: “Por que vocês estão olhando para o céu? Este Jesus, que foi levado para o céu, virá da mesma forma como o viram subir para o céu” (Atos 1:2-11, NAS).

Em Apocalipse 19:11-16, João nos diz o que Jesus o convidou a ver e registrar, incluindo este grande e terrível Dia do Senhor. Em 2020, os crentes observam os céus e esperam com grande expectativa a segunda vinda de nosso Senhor. Mas há uma série de eventos que Jesus nos disse para esperar antes desse Dia chegar. Um dia em que os céus se abrirão e o Rei Jesus liderará uma vasta multidão para acompanhar Sua segunda aparição na Terra. Desta vez, como o Juiz Justo e Rei dos Reis.

Aqui estão sete coisas a saber sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo:
Jesus advertiu e prometeu a segunda vinda
Jesus Cristo revela Suas advertências, repreensões e promessas aos crentes que superam – em igrejas do primeiro século e hoje – Apocalipse 1-3.

Os crentes superarão comendo da árvore da vida no Paraíso de Deus.
Os crentes não serão prejudicados pela segunda morte.
Os crentes receberão um maná escondido, uma pedra branca com um novo nome.
Os crentes terão autoridade sobre as nações, enquanto Jesus reina com cetro de ferro, e receberão a estrela da manhã.
Os crentes estarão vestidos com vestes brancas e seus nomes não serão removidos do livro da vida, e Jesus confessará seus nomes diante do Pai e Seus anjos.
Os crentes se tornarão colunas no templo do Senhor Deus e terão o nome de Deus e o nome da cidade de Deus, e o novo nome de Jesus neles.
Os crentes se sentarão com Jesus em Seu trono.

O anjo instruiu João a escrever as coisas que ele viu, as coisas que são e as coisas que acontecerão após essas coisas.

O que vem primeiro na Segunda Vinda?
De Apocalipse 4 a 22, Jesus mostra a João, assim como Ele disse que faria em João 13:19, o que “acontece depois destas coisas”. Os crentes, a igreja, são ordenados a levar a mensagem do evangelho até que Deus diga a Seu Filho: “Vá buscar meus filhos”.

Dois eventos saltam para a nossa tela de radar – “a apostasia” e “o homem do pecado”. Traduções mais recentes se referem a esta apostasia como a palavra grega “apostasia”, deserção da verdade, revolta, apostasia. A próxima palavra descreve o filho da perdição… a palavra grega “Apoleia”, ruína, perda, destruição, danosa. Por séculos, os crentes têm usado a lupa tentando prever quem poderia ser esse homem da lei. Mas a Palavra de Deus diz que não haverá dúvida sobre sua identidade quando ele aparecer. Aqueles que buscam as Escrituras o reconhecerão por suas ações.

Muitas igrejas têm descartado partes da Palavra de Deus que escolhem ignorar. No momento em que este artigo foi escrito, algumas igrejas descartaram o Antigo Testamento.

Os Sete Selos do Julgamento na Segunda Vinda
Se tentarmos formar uma linha do tempo profética, a regra é começar com os eventos identificados pela Bíblia. Apocalipse 6 leva João ao Trono de Deus, onde Jesus segura um livro selado. Jesus quebra o primeiro dos sete selos de julgamento na Terra; e embora saibamos que os eventos são sequenciais, não sabemos o intervalo de tempo entre esses julgamentos. Os quatro primeiros são conhecidos como os Quatro Cavaleiros, que são designados para diferentes julgamentos e destruições a serem realizadas em partes da Terra.

Este primeiro cavaleiro sai para conquistar. O segundo sai para tirar a paz da Terra. Será que é possível que esses dois primeiros cavaleiros já tenham saído? Alguns pregadores pensam assim. O terceiro cavaleiro sai, segurando uma balança em sua mão – hiperinflação? Talvez colapso de liderança e fome levando a uma catástrofe financeira e política global e um governo global se tornando realidade? Um pacto com Israel e a construção do Templo da Tribulação Judaica? Todos os eventos que sinalizam o início da 70ª semana de Daniel. Lembre-se de que a Escritura indica que haverá mais de três anos de relativa paz, enquanto os judeus são autorizados a começar seu sistema de sacrifícios.

Os três selos finais trazem mais julgamentos catastróficos e cenas, terminando com eventos que a Palavra diz que devem acontecer antes da Segunda Vinda de Cristo. O Selo Seis traz um terremoto, o sol se torna escuro, a lua se torna como sangue, e as estrelas do céu caem. O céu se divide como um pergaminho e os homens se escondem da ira do Cordeiro… mas todas as coisas ainda não foram cumpridas. Não, há muito mais a aprender.

Dois Testemunhos na Segunda Vinda
“E eu darei autoridade aos meus dois testemunhos, e eles profetizarão por doze centenas e sessenta dias, vestidos de pano de saco. E se alguém quiser prejudicá-los, fogo sai de suas bocas e devora seus inimigos; então, se alguém quiser prejudicá-los, ele deve ser morto dessa maneira” (Apocalipse 11:3,5, NAS).

Embora haja muita especulação sobre quem são essas testemunhas, Elias geralmente é mencionado como uma delas. Pense nisso, somos a primeira geração em que a tecnologia poderia permitir que esse evento fosse visto, em tempo real, em todo o mundo, na sua sala de estar… Apocalipse 11:9-10. Ninguém é capaz de prejudicar essas duas testemunhas por três anos e meio enquanto pregam a verdade do evangelho. Você consegue imaginar o circo que a mídia mainstream criará?

Entre a sexta e a sétima trombeta, este Anti-Cristo matará essas duas testemunhas. Elas ficarão mortas nas ruas de Jerusalém por três anos e meio enquanto as pessoas celebram a morte delas. Então, Deus falará… “Subam aqui”. E eles irão para o céu na nuvem. Nesse momento, 7.000 pessoas em Jerusalém serão mortas por um terremoto. O restante ficará aterrorizado e dará glória a Deus.

Se você está criando uma linha do tempo, mesmo durante a destruição vinda da mão de Deus, Ele ainda estende Sua graça e perdão àqueles que se arrependerão, se converterão e seguirão Jesus. Enquanto isso, 10 reis estão governando o mundo. Um desses dez, o pequeno chifre ou Anti-Cristo, ganha maior poder e eliminará três desses reis.

“Vejam, estou enviando a vocês Elias, o profeta, antes do grande e terrível dia do Senhor. E ele restaurará o coração dos pais aos seus filhos, e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e amaldiçoe a terra” (Malaquias 4:5-6, NAS).

Os Julgamentos da Trombeta na Segunda Vinda
“Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, houve silêncio no céu por cerca de meia hora. E eu vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e sete trombetas lhes foram dadas… outro anjo veio e ficou no altar, segurando um incensário de ouro, e muito incenso lhe foi dado, para que ele pudesse acrescentá-lo às orações de todos os santos no altar de ouro, que estava diante do trono” (Apocalipse 8:1-3, NAS)

Que mensagem de confirmação para os crentes. Ao longo dos séculos, o Rei Davi confirmou que Deus salva nossas orações e nossas lágrimas… agora vemos por quê. À medida que esses julgamentos de trombeta se desenrolam, vemos outra coisa necessária vindo do céu que deve acontecer antes da segunda vinda de Jesus Cristo – granizo, fogo e fumaça, misturados com sangue, serão lançados do céu para a terra. A primeira trombeta cumpre essa profecia.

Cada julgamento de trombeta aumenta em intensidade. Deus envia três ais para aqueles que habitam na Terra para acompanhar as trombetas restantes.

A cena muda abruptamente entre o sexto e o sétimo julgamento de trombeta, assim como a atitude dos homens e mulheres que conseguem sobreviver. Apocalipse 13 fala desse líder – essa besta que é morta por uma ferida fatal na cabeça e então curada. Ele entra no Templo Judaico, proclama que é deus, quebra Sua aliança e faz guerra com Israel. Deus lhe dá autoridade para agir por quarenta e dois meses. E o falso profeta do Anti-Cristo estabelece uma sociedade sem dinheiro, onde você deve tomar uma marca na sua mão ou na sua testa para poder comprar ou vender. Essa marca, chamada “a marca da besta”, é o número do nome dele “666”. Aqueles que se recusarem a tomar a marca serão decapitados neste mundo, mas aqueles que tomarem a marca dessa besta nunca herdarão o Reino de Deus. Eles passarão a eternidade com Satanás no Lago de Fogo.

Deus se lembra do Seu povo na Segunda Vinda
No capítulo 11 de Romanos, Paulo exclama: “Deus rejeitou o Seu povo?” e responde à sua própria pergunta. “De maneira nenhuma.” Nem então. Nem agora. Nem nunca. Talvez parte da confusão dos leitores sobre o Livro do Apocalipse possa ser esclarecida se os crentes de hoje entendessem quais profecias se referem a Israel e quais se referem à igreja. A aliança de Deus com Israel é irrevogável. Se Deus pudesse quebrar Sua aliança com Israel – o que isso significaria para a igreja? Deus não mente. A mentira de Satanás de que a igreja substituiu Israel, chamada de Teologia da Substituição, é heresia, assim como é descartar o Antigo Testamento.

Deus preparará um lugar no deserto para o remanescente do povo judeu e eles ficarão protegidos em segurança por três anos e meio, onde conhecerão Jesus como seu Messias e Rei.

Enquanto isso, Deus preparou sete tigelas finais de Sua ira para serem derramadas sobre esta Terra. E o capítulo 16 de Apocalipse nos fala sobre esses últimos julgamentos horríveis. Com essas tigelas, a ira de Deus é concluída. Mas a Palavra nos diz que, depois de cada tigela ser derramada, aqueles que ainda estão vivos não se arrependeram de suas ações. A última e final tigela, o maior terremoto de todos os tempos, divide Jerusalém em três partes, cidades das nações caíram, enormes pedras de granizo de cerca de cem libras cada uma caíram do céu sobre os homens, e eles ainda blasfemaram contra Deus.

“Porque não quero, irmãos, que vocês sejam ignorantes deste mistério, para que não sejam sábios em sua própria estimativa, que um endurecimento parcial aconteceu a Israel até que a plenitude dos gentios tenha chegado; e assim todo o Israel será salvo; assim como está escrito: ‘O Libertador virá de Sião, Ele removerá a impiedade de Jacó. E este é o Meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11:25-27, NAS).

O Rei vem para concluir a Segunda Vinda
No horror dessa cena, ilhas e montanhas fugiram. Satanás e suas duas bestas atraíram os exércitos do mundo para três cenas de batalha – uma em Babilônia, onde os exércitos de Satanás, instigados por Deus, destroem Babilônia. Então o diabo antigo e seus exércitos invadem Jerusalém e saqueiam a cidade, violando e matando as pessoas. Experimentando a vitória, ele e seus exércitos se voltam para o deserto, talvez a caminho de Petra, onde muitos acreditam que Deus está protegendo o remanescente de Seu povo. Eles chegam até o Vale de Josafá, e nesse momento –

“Os céus se abriram, e eis que um cavalo branco, e Aquele que estava sentado nele é chamado Fiel e Verdadeiro, e em justiça Ele julga e faz guerra… e os exércitos que estão no céu, vestidos de linho fino, branco e limpo, o seguiam em cavalos brancos. Da Sua boca sai uma espada afiada, para que com ela possa ferir as nações, e Ele as governará com um cetro de ferro… E em Sua veste e em Sua coxa, Ele tem um nome escrito, ‘REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES'” (Apocalipse 19:11-16)

Então, o que você e eu devemos fazer com todas essas informações e promessas de Deus? Na semana passada, a vida do meu irmão na Terra acabou. Por anos, ele andou em rebelião contra Deus, ocupado demais com sua própria agenda para se curvar diante do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Meu coração está partido. No entanto, sei que muitos de vocês também têm entes queridos que, se morressem esta noite, estariam separados de Deus para sempre.

Jesus nos deu a instrução de compartilhar a verdade da misericórdia e graça de Deus, por causa do sangue e sofrimento que Ele suportou no Calvário – para todos que creem e confiam em Seu nascimento, morte e ressurreição. Pense nessa cena gloriosa – os céus se abrem e o Rei Jesus aparece seguido por todos que acreditaram e confiaram em Seu nome. Você e seus entes queridos farão parte dessa primeira ressurreição? Sobre esses, a segunda morte não tem poder.

“E o lagar foi pisado fora da cidade, e o sangue saiu do lagar, até as rédeas dos cavalos, por uma distância de duzentos milhas” (Apocalipse 14:20, NAS)