O que podemos aprender do versículo bíblico ‘Deus habita no louvor do seu povo’?

Pode parecer uma verdade incomum que Deus “habita” o louvor de Seu povo. Podemos entender que Ele nos chama para louvar, aprecia nosso louvor e responde ao nosso louvor. Mas o que significa habitar ou existir em nosso louvor e adoração? É como se o salmista estivesse dizendo que Deus se move e toma residência no louvor do Seu povo. Compreender onde Deus habitou no passado (na história humana) e onde Ele habita agora pode fornecer bela clarificação deste versículo.

O Rei Tiago é onde encontramos essa palavra específica do Salmo 22:3: “Mas tu és santo, tu que habitas os louvores de Israel.” Outras versões falam disso de forma ligeiramente diferente. Todas as três versões falam de Israel adorando o seu Rei e como isso é integral para a relação entre Deus e o homem.

A resposta curta para esta pergunta é absolutamente não. Uma das características imutáveis de Deus é que Ele é onipresente: Sua presença é capaz de estar em todos os lugares o tempo todo. No entanto, há momentos ao longo das Escrituras em que Deus torna Sua presença visível para a humanidade de maneiras concretas.

Jesus se tornou “Deus Conosco” de uma maneira especial quando nasceu da Virgem Maria. E quando foi crucificado e voltou ao céu, Ele enviou o Espírito Santo para habitar no novo templo de Deus: os corações de todos os verdadeiros crentes. Ele nos inspira a louvar onde Deus faz Sua morada na terra. Portanto, hoje, Deus ainda habita nos louvores do Seu povo. Não entenderemos realmente como isso se parece ou como funciona até chegarmos ao céu, mas o Rei Davi claramente disse há milhares de anos que onde há louvor, há Deus.

Isso nos dá um tremendo incentivo para louvar a Deus todos os dias, independentemente do que estamos experimentando. Ele ouve nossos gritos de angústia e promete nunca nos deixar ou nos abandonar. Deus está presente quando usamos nossa paixão e energia para louvá-Lo durante as provações. Para mais informações sobre o autor, visite BibleStudyTools.com.