O que Jesus realmente quis dizer sobre atirar pedras?

Um dos meus maiores incômodos nos últimos anos é ver pessoas citando a Escritura sem conhecer o contexto do que estão falando. Tenho ouvido muitos professarem essa ideia de “não julgar” quando não querem ser criticados. Recentemente, tenho visto essa mesma ideia na forma de “não atirar pedras”, usada contra a condenação do pecado. Do ponto de vista delas, não devemos atirar pedras porque Jesus não atirou em nenhuma na adúltera em João 8.

Neste trecho, enquanto ensinava no templo, Jesus foi abordado por fariseus e escribas. Eles trouxeram a Ele uma mulher pega em flagrante adultério. De acordo com a lei da Antiga Aliança, a mulher deveria ser apedrejada. Os escribas e fariseus citaram Moisés como exemplo de alguém proeminente que ordenou tal ato e queriam saber se Jesus concordava. Não porque eram virtuosos, mas para prejudicar a reputação de Jesus.

Cristo começou a escrever na terra enquanto as perguntas continuavam. Então, finalmente, Jesus respondeu. Ele disse: “Aquele que estiver sem pecado entre vocês seja o primeiro a atirar pedra nela” (João 8:7). Um por um, a multidão começou a sair até que apenas Jesus e a mulher ficaram. Há um diálogo educado registrado, e Jesus diz a ela que Ele não a condena, finalmente dizendo: “Vá e, de agora em diante, não peque mais” (João 8:11).

Não conhecer a Escritura é algo com o qual todos podemos nos identificar e entender. Um tópico desconhecido só se torna familiar por meio do estudo. Sejamos honestos: a Bíblia é um livro denso. Memorizar e reconhecer todas as informações contidas não é tarefa fácil. Começamos sabendo um pouco, e com o tempo, começamos a saber muito. Isso se aplica à compreensão de passagens como João 8 ou simplesmente entender conceitos como confiar em Deus ou em Seu amor. Antes de chegarmos a esse ponto de maior compreensão, às vezes sem querer espalhamos mensagens falsas, mas o fazemos com boas intenções.

No entanto, há pessoas com más intenções. Aquelas que nem mesmo se inscrevem na ideia de serem cristãos, nem acreditam em Deus, tentarão usar a Escritura contra os crentes. Pior ainda, há cristãos que espalham mensagens falsas para outros cristãos. Eles fazem isso sabendo que têm conhecimento limitado e, ao mesmo tempo, não buscam mudar esse fato.

Seja quem você for, cristão ou não, você tem direito às suas opiniões porque tem uma mente capaz de discernimento que Deus lhe deu. No entanto, quando sua opinião diz respeito à Palavra de Deus e é compartilhada com outros, saiba que suas palavras carregam peso. Uma quantidade potencialmente pecaminosa. Antes de buscar usar a Palavra de Deus para validar sua opinião, certifique-se de conhecer o contexto. Neste caso, certifique-se de poder responder com sabedoria à pergunta: o que Jesus realmente quis dizer sobre atirar pedras?

O Que Significa Realmente Atirar Pedras?

Jesus não anulou a lei quando desafiou os fariseus e escribas. De fato, a lei exigia que a mulher fosse apedrejada, mas precisava haver testemunhas, uma das quais iniciaria o processo de execução. No entanto, nenhum deles era inocente na situação e, portanto, nenhum se apresentou como testemunha. Seus corações pecaminosos foram revelados pelo fato de que a adúltera foi pega em flagrante, e ainda assim, ela foi a única trazida diante de Jesus. Onde estava o homem que também precisava ser morto?

Um ponto maior que podemos extrair deste trecho é que antes de querermos criticar outras pessoas, devemos olhar no espelho. Talvez não sejamos tão justos quanto pensamos e até possamos nos envolver nos pecados que tanto desprezamos nos outros. Jesus foi o único nesta situação que estava sem pecado, e mesmo assim escolheu perdoar a mulher. Como crentes, devemos buscar modelar essa mentalidade. No entanto, um estudo minucioso do texto não termina aí.

O Que Não Significa Atirar Pedras?

Aqueles que afirmam ser cristãos e aqueles que fingem conhecimento sobre o cristianismo são rápidos em citar as palavras de Jesus como evidência para não julgar, o que, em suas mentes, significa não dizer nada de ruim sobre outra pessoa. Isto é irônico, considerando que grande parte da Bíblia chama certas pessoas de “maldosas”, “malvadas” e “tolos”. Como a Bíblia pode proferir tais afirmações sobre pessoas enquanto prega uma mensagem de não julgar?

O que as pessoas frequentemente negligenciam é que, embora Jesus não tenha condenado essa mulher da mesma maneira que a multidão, Ele ainda a repreendeu. A adúltera estava vivendo de forma imoral e, portanto, não estava certa, mesmo que as outras pessoas presentes também estivessem erradas. Por isso, Ele disse para ir e não pecar mais, considerando seu comportamento como pecaminoso e ordenando que ela parasse. Assim como Seu perdão, essas implicações também nos fornecem direção a seguir.

Para começar, os crentes precisam conhecer a Escritura. As pessoas tentarão usar nossa própria religião contra nós como se entendessem melhor o assunto do que nós, ao mesmo tempo em que não buscam realmente honrar a Deus. O mesmo vale para os cristãos que fazem afirmações ousadas sem estarem na Palavra. Os fariseus e escribas desafiaram alguém que sabia infinitamente mais do que eles. Como resultado, sua tolice ficou evidente. Ao conhecer a Escritura, podemos não apenas defender a Palavra de Deus, mas espalhar a verdade enquanto derrotamos as falsidades e resistimos à tolice quando ela surgir.

Por fim, somos chamados a responsabilizar os outros por seus pecados. Nos tempos modernos, as pessoas misturam a palavra julgar com criticar. Elas querem suas afirmações e apenas afirmações. Nenhuma crítica. No entanto, julgar é discernir entre o bem e o mal, o sábio e o tolo, o pecado e a virtude. Portanto, se estamos fazendo tais julgamentos, obviamente vamos criticar. A verdade é que todos fazemos isso. Se alguém nos trata mal, criticamos o comportamento deles. Se a comida tem um gosto ruim, criticamos a refeição. Se alguém comete um crime, criticamos a pessoa. Quando as pessoas dizem para não julgá-las, elas simplesmente não querem ouvir críticas. No entanto, muitas vezes, essas são exatamente as pessoas que mais precisam ser criticadas, pois querem se acostumar apenas com elogios. Quando isso acontece, elas começam a se ver como impecáveis e não fazem mudanças para crescer. No entanto, se somos pecadores, então nenhum de nós é perfeito. Precisamos ser criticados para sermos refinados.

Conclusão

Cristão ou não, todos temos nossas opiniões, mas nem todos temos nossa verdade. Não há sua verdade ou minha verdade, apenas a verdade. Honramos a Deus ao nos ater ao que é realmente dito em Sua Palavra, não ao que desejamos que seja comunicado. E embora nenhum de nós seja conhecedor em todos os assuntos, seria bom não falar com tanta confiança sobre assuntos dos quais sabemos pouco. Caso contrário, corremos o risco de espalhar mentiras e levar as pessoas ao pecado e longe de Deus. João 8 é um trecho que nos faz sentir bem ao perdoar os outros por seus pecados e sermos perdoados, mas mesmo assim, Jesus nunca nos diz para não admoestar as pessoas por seus erros. Não atire pedras como um fariseu, mas julgue as pessoas e suas ações com sabedoria.