O que a Bíblia realmente quer dizer com ‘Pensai nas coisas lá do alto’?

Por volta de 60 d.C., o Apóstolo Paulo estava em prisão domiciliar em Roma, cumprindo uma sentença de dois anos por incentivar outros a colocarem sua fé em Jesus Cristo para a salvação. Enquanto César queria que ele renunciasse à sua fé e parasse de pregar, Paulo, em vez disso, escreveu e enviou cartas para encorajar novos crentes a “pensar nas coisas lá do alto”. Uma igreja em particular precisava ouvir essa mensagem porque enfrentava ensinamentos falsos que desafiavam a verdade do evangelho.

Essa igreja era formada por novos crentes em Colossos, uma cidade na Ásia Menor. Embora estivesse preocupado com essa igreja, não era uma igreja que Paulo visitou e evangelizou pessoalmente. Em vez disso, Epafra, um cidadão de Colossos, viajou para Éfeso e foi ensinado por Paulo. Ao retornar a Colossos, ele começou a testemunhar em público e, em algum momento, estabeleceu uma igreja.

Segundo a Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional, Epafra foi a Roma visitar Paulo e compartilhar suas preocupações sobre a igreja. “A ocasião desta epístola foi, com certeza, a informação trazida por Epafra de que a igreja em Colossos estava sujeita ao ataque de um grupo de cristãos judaicos que estavam tentando derrubar a fé dos colossenses e enfraquecer seu respeito por Paulo.”

Como veremos, a exortação de Paulo para “pensar nas coisas lá do alto” significa andar mais perto de Deus do que das coisas deste mundo. Não se trata de uma forma legalista de relacionamento com Deus, mas sim de uma relação alegre em que queremos cada vez mais conhecer a Deus e torná-lo conhecido.

O livro da Bíblia que diz “Pensai nas coisas lá do alto” é a carta aos Colossenses. O versículo completo (Colossenses 3:2) diz: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são da terra”. O próximo versículo completa o pensamento: “Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus.” Portanto, tanto nossos corações quanto nossas mentes devem estar comprometidos com as coisas de Deus.

Porque nossos espíritos já foram ressuscitados com Jesus, o que resta aqui para nós enfrentarmos em relação à fé são nossas mentes e nossos corações. Com a ajuda de Deus, podemos pensar da maneira que Paulo ensinou (tudo que é verdadeiro, correto, nobre, de boa reputação, etc.). E como novas criaturas em Cristo, embora nossa natureza antiga tenha ido embora, ainda precisamos proteger e guiar nossos corações para fazer o que agrada o nosso Pai Celestial.

Paulo estava escrevendo para membros da igreja que haviam começado a acreditar em ensinamentos falsos. Ele não menciona explicitamente quais são essas coisas. Ainda assim, podemos inferir que eles confiavam mais em “filosofias vãs e enganosas” e tradição do que em andar pela fé, seguindo regras estritas feitas pelo homem que não coincidiam com o evangelho. De acordo com um versículo posterior, eles até adoravam anjos.

Na soberania de Deus, ele estava escrevendo para nós também. Temos o benefício de aprender desta carta 2000 anos depois.

Religião tem a ver com a prática da fé de alguém, então isso não é necessariamente a mesma coisa que concentrar nossas mentes e corações nas coisas de Deus. Acredito que significa mais do que religião. Significa focar em nosso relacionamento com Deus e estudar o caráter e as ações de Deus – especialmente enviando Jesus Cristo para morrer por nossos pecados. Também significaria focar além deste mundo e pensar sobre como será nossa vida com Ele no mundo vindouro.

Isso pode ser mais fácil de dizer do que fazer, com tantas coisas competindo pela atenção de nossas mentes. Se realmente queremos crescer na fé e na proximidade do coração de Deus, precisamos dedicar tempo focado a fazer aquelas coisas que farão nossa vida espiritual florescer.

Matthew Henry escreve em seu Comentário Completo de Toda a Bíblia que o trecho significa: “Devemos fazer do céu nosso alvo e objetivo, buscar o favor de Deus acima, manter nossa comunhão com o mundo superior de fé, esperança e amor santo, e fazer disso nossa constante preocupação e negócio para garantir nosso título e qualificações para a bem-aventurança celestial.”

– Fazer do céu nosso alvo e objetivo. A única maneira de o céu ser nosso objetivo é se tivermos aceitado o único caminho para chegar ao céu (a fé em Jesus Cristo).
– Buscar o favor de Deus acima – embora a lei do pecado e da morte não nos prenda mais, ainda fazemos bem em agradar nosso Pai Celestial amando-O com todo o nosso coração e amando o nosso próximo como a nós mesmos.
– Manter nossa comunhão com o mundo superior de fé, esperança e amor santo. Deus sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos, mas a oração é nossa oportunidade de louvá-Lo e agradecê-Lo por tudo que Ele fez. Também é como podemos demonstrar nossa confiança. Acredito que reconhecer a presença de Deus a cada momento e mostrar a Ele o quanto O adoramos é uma comunhão abençoada que nada neste mundo pode igualar.
– Fazer disso nossa constante preocupação e negócio para garantir nosso título. Acredito que isso significa manter “contas curtas” com Deus. Confessar nossos pecados imediatamente e pedir perdão. Arrepender-se e afastar-se de cometer o mesmo erro novamente. Essas ações não garantem a vida eterna. No entanto, elas impactam nosso relacionamento com o Senhor e com os outros.
– Pense sobre o que está pensando e veja se pode mudar isso com a verdade do evangelho. Às vezes, ajuda ter alguém apontando o que você diz e ver se seus pensamentos e palavras correspondem à verdade do que Deus diz.
– Conheça como Jesus viveu e faça o seu melhor para se assemelhar a Ele em todos os seus caminhos.
– Tenha uma mentalidade eterna. Salmo 90:12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Pense e aja como se o Senhor estivesse vindo para levar você para casa hoje, e determine como isso mudaria seus pensamentos ou atitudes.

Dou por garantido que posso ir à Bíblia, à igreja, ao meu pastor ou a muitos dos recursos disponíveis para aprender mais sobre as qualidades imutáveis de Deus e meu relacionamento com Ele através de Cristo. Deve ter sido incrivelmente difícil para Paulo ouvir que aqueles que supostamente colocaram sua fé em Cristo subsequentemente rejeitaram o evangelho completo. Ouvir que estavam fazendo isso em favor de noções ridículas como adoração de anjos ou seguir regras cerimoniais tolas deve ter sido ainda mais decepcionante.

Mas como todos nós, podemos apresentar pessoas a Cristo, mas o Senhor é aquele que salva. Espero que, quando essa pessoa chegar à fé, possamos estar em um relacionamento com ela no qual possamos direcionar uns aos outros para a verdade do evangelho. Assim como nos dias de Paulo, há muitos falsos profetas e mestres que precisamos ajudar uns aos outros a evitar. Sou grato pelas inspirações do Espírito Santo que me dizem para verificar o que ouço indo direto para a Palavra de Deus. Que todos nós façamos o mesmo!

Mary Oelerich-Meyer é uma escritora freelancer e editora de Chicago que orou por anos por uma maneira de escrever sobre e para o Senhor. Ela passou 20 anos escrevendo para organizações de saúde locais, entrevistando médicos e profissionais clínicos e escrevendo mais de 1500 artigos, além de materiais de marketing. Trabalho importante, mas não o que ela sentia chamada a fazer. Ela é grata por qualquer oportunidade de compartilhar o Senhor em sua escrita e edição, acreditando que a vida é muito curta para escrever sobre qualquer outra coisa. Anteriormente, ela atuou como Diretora de Comunicações de Marketing para um grande sistema de saúde. Ela possui um bacharelado em Negócios Internacionais e Marketing pelo Cornell College (o Cornell original!) Quando não está pesquisando ou escrevendo, adora passar tempo com sua filha escritora, neta, cachorro resgatado e marido (nem sempre nessa ordem).

Este artigo faz parte de nossa biblioteca de recursos maiores de frases e citações populares da Bíblia. Queremos fornecer artigos fáceis de ler que respondam suas perguntas sobre o significado, origem e história de versículos específicos dentro do contexto da Escritura. Esperamos que isso ajude você a entender melhor o significado e o propósito da Palavra de Deus em relação à sua vida hoje.