O que a Bíblia diz sobre os sete pecados capitais?

Filmes de terror como “Seven” e “Theater of Blood” foram inspirados no tema dos sete pecados capitais. Então, de onde vieram os “Sete Pecados Capitais” e o que a Bíblia diz sobre cada um?

“O pecado é definido como ‘uma ofensa contra a lei religiosa ou moral’ e uma ‘transgressão da lei de Deus'”, segundo Lori Wildenberg em seu artigo sobre os sete pecados capitais. Mas será que existem mesmo sete pecados que são especialmente ruins e que poderiam possivelmente separar alguém do amor de Deus para sempre?

Lust, preguiça, ganância, gula, ira, inveja e orgulho são considerados os piores pecados e mais mortais para nossas almas. “A Igreja Católica Romana primitiva ensinava que esses pecados não podiam ser perdoados”, de acordo com Roger Barrier.

Embora ainda representem a depravação humana, “de acordo com a Bíblia, esses sete pecados capitais são completamente perdoados por Deus”, escreve Barrier. Eles não vão separar um crente autêntico do amor de Deus.

Todos somos culpados de cometer pelo menos alguns deles em algum momento: comer demais no Natal (gula), ignorar a direção de Deus para nossas vidas (orgulho), sentir inveja do novo barco do amigo (inveja), perder a paciência (ira), procrastinar (preguiça) ou fantasiar sobre estar com alguém que achamos atraente (luxúria). “Pessoalmente, eu diria que o orgulho é a raiz de todos os pecados”, acrescentou Barrier. Mas se eles fossem pecados mortais, ninguém jamais seria salvo para a eternidade com Cristo.

A Bíblia não categoriza o orgulho, a ganância, a luxúria, a inveja, a gula, a ira e a preguiça como os ‘sete pecados mortais’. Eles são mencionados por diferentes nomes em todos os tipos de lugares.

O salmista estava certo ao aconselhar seus leitores a “abster-se da ira e abandonar o furor! Não se irrite; só leva ao mal” (37:8, ênfase adicionada). O assassinato de Abel por seu irmão Caim foi um exemplo de como a raiva pode se transformar em malícia assassina. Mas também vemos que a inveja e a luxúria podem levar ao assassinato, como quando Davi enviou Urias para a linha de frente porque tinha engravidado Bate-Seba e queria esconder seu pecado.

O escritor de Eclesiastes observou: “Vi que todo o trabalho e toda a habilidade na obra vêm da inveja do homem por seu próximo. Também é vaidade e correr atrás do vento” (Eclesiastes 4:4, ênfase adicionada).

A ganância e a decepção levaram à morte de Ananias e Safira em Atos 5. Eles mentiram sobre sua riqueza, então Deus os derrubou. No Antigo Testamento, Salomão havia acumulado uma tremenda riqueza e, embora ainda fosse considerado sábio, estava começando a se afastar do Senhor e se tornar orgulhoso. 1 Reis 11 descreve como “suas esposas desviaram o coração dele para outros deuses” (v.4). Este é outro exemplo das formas como os pecados interagem. Luxúria, ganância e orgulho se sobrepõem no caso de Salomão.

Provérbios e o restante das Escrituras falam muito sobre os Sete Pecados Capitais.

Pride: “Quando a soberba vem, então vem a desonra” (Provérbios 11:2, ênfase adicionada); “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23); “O temor do Senhor é odiar o mal. A soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio” (Provérbios 8:13).

Gluttony: “Ponha uma faca na sua garganta se você for dado a apetite” ou gula (Provérbios 22:2); “Pois o bêbado e o glutão virão à pobreza, e o sono os vestirá de trapos” (Provérbios 23:21); “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e eles se gloriam do que é vergonhoso, com a mente voltada para as coisas terrenas” (Filipenses 3:19).

Sloth: “A mão dos diligentes governará, enquanto o preguiçoso será posto em trabalho forçado” (Provérbios 12:24); Provérbios 13:4 descreve uma pessoa preguiçosa como um “preguiçoso”; 1 Tessalonicenses 5:14 também nos diz para “advertir os ociosos”.

Lust: Provérbios 5 aconselha contra o adultério (luxúria) e as artimanhas de “uma mulher proibida”, pois “ela é amarga como losna” e “os pés dela descem para a morte” (vv.3-5); “Mas eu vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção luxuriosa já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mateus 5:28); “Mas eu digo: ande no Espírito, e você não satisfará os desejos da carne” (Gálatas 5:16).

Wrath: “Uma resposta branda afasta a ira” (Provérbios 15:1, ênfase adicionada), mas um “homem de temperamento quente provoca contendas” (Provérbios 15:18); “Abstém-te da ira e desiste da fúria; não te inquietes, só leva ao mal” (Salmo 37:8).

Envy: “Um coração tranquilo dá vida à carne, mas a inveja faz os ossos apodrecerem” (Provérbios 14:30); “A ira é cruel, o furor é avassalador, mas quem pode resistir ao ciúme (inveja)?” (Provérbios 27:4, ênfase adicionada); “O amor é paciente e bondoso; o amor não inveja ou se gaba; não é arrogante” (1 Coríntios 13:4).

Greed: “Um homem ganancioso provoca contendas, mas aquele que confia no Senhor será enriquecido” (Provérbios 28:25); “Quem é ganancioso por ganho injusto perturba sua própria casa, mas quem odeia suborno viverá” (Provérbios 15:27); “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males. É por causa desse desejo que alguns se desviaram da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1 Timóteo 6:10).

Esses pecados são diferentes de quaisquer outros pecados?

Roger Barrier esclareceu que “o único pecado que não pode ser perdoado é o pecado de blasfemar contra o Espírito Santo”. Blasfemar significa rejeitar a graça de Deus; ignorar o chamado em seu coração.

Jesus disse a seus seguidores: “As pessoas podem ser perdoadas de todos os seus pecados e de toda calúnia que proferirem, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado” (Marcos 3:28-29).

No artigo “O que é blasfêmia”, aprendemos que os fariseus foram acusados de blasfêmia porque rejeitaram Cristo quando deveriam tê-lo reconhecido por quem Ele era. A blasfêmia também é identificada como “Idolatria”, “Arrogância” e “Falsa Doutrina”. Estes são exemplos de “orgulho” nas palavras de Barrier. O idólatra arrogante adora a si mesmo e alegremente leva os outros ao erro, mas, como aprendemos acima, esses pecados podem ser perdoados se a pessoa perceber seu pecado, confessá-lo a Deus e se arrepender. Verdadeiramente se arrependa diante do único Deus verdadeiro, e você não é um blasfemo – você é salvo.

Qual é a grande lição sobre o pecado na Bíblia?

Tiago 4:2 diz: “Desejam, mas não têm, então matam. Têm inveja, mas não podem obter o que querem, então brigam e lutam. Vocês não têm porque não pedem a Deus.”

O pecado é mortal porque, quando pecamos, viramos as costas para Deus. Precisamos continuar olhando para nosso Pai para direção e provisão. Não há nada que realmente precisamos que Deus não proverá. Se não estamos pedindo a Deus o que queremos, isso pode ser um indicativo de que nossos desejos não são santos, e sabemos disso. Eles não estão alinhados com o ensinamento de Deus.

O Espírito Santo está em movimento em nós para dizer: “Não faça isso” ou “isso não é bom para você”. Queremos o que Deus não quer para nós, e embora possa parecer que morreremos se não o tivermos, o Senhor sabe melhor. Pensar com orgulho que sabemos o que é melhor para nós mata nossa vida de fé e nosso caminhar com Ele, e destrói a paz, mas não nos separará do amor de Deus.

Qual é a solução para o pecado?

Primeiramente, dê uma olhada nesses sete pecados, ou examine uma das outras listas, como os Dez Mandamentos, ou 1 Coríntios 6:9-10, que diz que “nem os impuros sexualmente, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homens que praticam homossexualidade, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os exploradores herdarão o reino de Deus”. Esta é apenas outra maneira de descrever os pecados já listados e lembre-se: todos são perdoados. Pergunte a si mesmo se está cometendo algum dos pecados listados aqui.

Para um modelo de como evitar cair na armadilha do pecado, leia as Bem-Aventuranças em Mateus 5, que descrevem pessoas cujos corações refletem o coração de Deus. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos” (v.6). Ou seja, aprenda a desejar o que o Senhor deseja, pois este é o antídoto para a inveja e a gula. “Os mansos”, “os pacificadores” e os “misericordiosos” também são abençoados (vv.5, 7, 9).

Tais pessoas buscam ativamente relacionamentos restaurados. Sua humildade é uma resposta ao orgulho. O puro de coração não está cheio de luxúria (v.8): eles anseiam pelo Reino, respeitam outras pessoas, e seu objetivo final é conhecer melhor a Deus e espalhar o evangelho para todas as pessoas perdidas. Esses são seus maiores desejos. Ninguém pode sempre exemplificar as Bem-Aventuranças o tempo todo, mas lembre-se de que nosso Pai no Céu é “lento para a ira e rico em amor leal e em fidelidade” (Salmo 86:15). Podemos confessar nossos pecados sem medo de rejeição; também podemos esperar que Ele nos ajude a nos tornarmos mais semelhantes a Seu Filho.

O pecado é um fato da vida, mas Deus está trabalhando no coração de todo crente para arrancar esses pecados e nos purificar. Este não é um trabalho que podemos realizar sozinhos. Se você sente que um dos sete chamados “pecados mortais” tem domínio sobre sua vida, peça a Deus para renovar seu coração hoje. Fale com um conselheiro bíblico se você “lustra” por drogas ou álcool a ponto de viciar ou se a raiva está te controlando e arruinando seus relacionamentos. Qualquer que seja sua batalha, para aquele que clama pelo nome de Jesus para a salvação, essa batalha já foi vencida em nome precioso de Cristo.

Este artigo é parte de nossa extensa biblioteca de recursos de questões cristãs importantes para a fé cristã. Desde crenças fundamentais até o que a Bíblia diz sobre os anjos, queremos fornecer artigos fáceis de ler e entender que respondam suas perguntas sobre a vida cristã.

O que os cristãos acreditam?
A Terra tem quantos anos?
Quem é meu próximo na Bíblia?
Como Deus é?
Os anjos da guarda são reais?
O que significa ser zeloso por Deus?

Vídeo relacionado:
Embora seja da natureza humana questionar e tentar encontrar o raciocínio por trás dos caminhos de Deus, eu realmente acredito que a maioria de nossas perguntas de “por que” resulta da ignorância sobre Quem Deus é ou da falta de fé no que Ele está fazendo. Leia mais aqui.

Crédito da foto: ©GettyImages/Javier_Art_Photography