O que a Bíblia diz sobre fantasmas?

Quando eu era jovem, os fantasmas eram um tópico popular em programas de televisão e filmes. Como uma criança imaginativa, às vezes eu acordava no meio da noite, ouvia o uivo do vento ou um arranhão fraco na porta do meu quarto, e me agarrava à minha irmã. “É um fantasma!” eu sussurrava, aterrorizado. Os amigos contavam histórias selvagens sobre casas assombradas nos arredores da cidade, e todos sabiam que não se devia andar em cemitérios depois da meia-noite.

Ao longo dos anos, a ideia de fantasmas foi adicionada à minha crescente lista de fantasias de infância e falsidades culturais. Mas ao ler a Bíblia, muitas vezes fico surpreso ao descobrir menções de fantasmas, não apenas pelos discípulos de Cristo, mas também em outros lugares.

O que a Bíblia diz sobre fantasmas? Eles são reais?

Na verdade, isso depende da sua definição. Embora a Bíblia deixe claro que os espíritos dos falecidos não permanecem na terra como “fantasmas” e assombram os vivos, a Bíblia também deixa claro que existem seres espirituais que habitam a terra – anjos ou demônios fazendo a obra de Deus ou do mal.

Existem fantasmas na Bíblia?

Hoje, a maioria dos dicionários modernos define um fantasma como um espírito desencarnado, talvez uma aparição de uma pessoa morta ou um demônio. A palavra “fantasma” é usada de várias maneiras nas Escrituras. Na versão King James, a Bíblia usa “fantasma” quase que indistintamente com “espírito”, por exemplo: o Espírito Santo, como em Mateus 28:19, quando Jesus diz aos discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (KJV).

Mas em outras traduções mais modernas, “fantasma” é usado com menos frequência e geralmente para coisas relacionadas a espectros ou aparições. Por exemplo, no Evangelho de Marcos, somos informados de que os discípulos ficaram com medo depois de verem Jesus andando sobre as águas, pois “pensaram que era um fantasma” (Marcos 6:49, NVI). E em Lucas, depois da crucificação de Jesus, os discípulos o viram e novamente pensaram que ele era um fantasma. Mas Jesus os tranquilizou, mostrando-lhes suas mãos e pés e comendo um peixe grelhado como prova de sua ressurreição completa.

A palavra traduzida como “fantasma” em Mateus 14:26 é a palavra grega “phantasma”, que significa ilusão, fantasma ou espectro, ou mais comumente, fantasma. Em Lucas 24:37, a palavra grega é “pneuma”, ou vento, respiração ou substância imaterial, muito parecido com um fantasma.

Também há outros lugares onde um fantasma ou figura fantasmagórica foi mencionado na Bíblia. Por exemplo, em 1 Samuel 28, Saul consultou um médium, que trouxe o espírito do que Saul acreditava ser o profeta Samuel falecido recentemente, para explicar por que Deus o havia abandonado. Em Jó 4, Elifaz, amigo de Jó, descreveu um encontro assustador que teve no meio da noite, quando “um espírito passou por meu rosto, e os cabelos do meu corpo se arrepiaram. Ele parou, mas eu não pude dizer o que era”. E em Isaías 29:4, o profeta Isaías disse ao povo da cidade de Ariel que eles seriam “rebaixados” e sua voz “virá como um fantasma da terra”.

O que a Bíblia diz sobre a vida após a morte?

Essas são apenas menções breves, pois é claro que os fantasmas não são o que muitos imaginaram, mesmo durante os tempos bíblicos. Pois enquanto alguns assumem que a aparição de um espírito é, talvez, o “fantasma” de um parente falecido vindo para se comunicar, a Bíblia nos esclarece: isso não acontece.

Quando as pessoas morrem, elas morrem. Elas não podem se comunicar além do túmulo.

Como diz em Jó 7:9-10, “Assim como a nuvem se dissipa e desaparece, aquele que desce à sepultura nunca retornará. Ele nunca voltará para sua casa; seu lugar não o conhecerá mais”. E como diz em Salmos 146:4, “Quando seu espírito se vai, eles voltam para o pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos”.

Hebreus 9:27 observa que “as pessoas estão destinadas a morrer uma vez e, depois disso, enfrentar o julgamento”.

Esse julgamento resulta em uma de duas coisas, nos diz a Bíblia: céu ou inferno.

Como diz em João 3:16, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Para aqueles que acreditam, eles estão destinados ao céu (Lucas 23:39-43, 2 Coríntios 5:6-8, Filipenses 1:23), enquanto aqueles que não acreditam são enviados para o inferno (Mateus 25:46, Lucas 16:22-24).

Muitas vezes, as pessoas confundem demônios ou “espíritos familiares” como se fossem os fantasmas de pessoas que morreram. Deus emite palavras fortes instando as pessoas a evitar esses espíritos a todo custo.

Em Levítico 19:31, somos instados a “não recorrer a médiuns ou procurar adivinhos”, que são vistos como abomináveis ​​ao Senhor. Na verdade, somos informados: “O homem ou a mulher que entre vocês for médium ou espírita terá de ser executado. Eles serão apedrejados; seu sangue recairá sobre eles” (Levítico 20:27). Isso é reiterado em Deuteronômio 18:9-15.

Por exemplo, o que Saul fez, acima, ao pedir a um médium para trazer o espírito de Samuel, é um exemplo de como ele se afastou do Senhor como o primeiro rei de Israel – e por que ele foi substituído pelo rei Davi.

Os espíritos familiares não são o membro da família falecido, mas algum outro espírito se passando por eles – ou um demônio.

São os fantasmas demônios?

Alguns do que podemos interpretar como fantasmas são na verdade demônios. O apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 11:14-15, descreve como Satanás às vezes se disfarça como um anjo de luz.

Sabemos que existem seres espirituais trabalhando no mundo. A Bíblia frequentemente retrata como os anjos visitavam as pessoas para trazer mensagens de Deus, como os três anjos que visitaram Abraão para lhe contar sobre a gravidez de sua esposa (Gênesis 18), ou o anjo que disse à virgem Maria que ela daria à luz o filho de Deus (Lucas 1).

Mas também existem espíritos malignos trabalhando no mundo.

Em 1 Pedro 5:8, somos avisados de que o diabo está sempre à espreita como “um leão rugindo, procurando alguém para devorar”. Por esse motivo, Pedro nos insta a estar alerta e sóbrios, e Paulo nos insta a vestir a armadura de Deus para a batalha espiritual que temos pela frente.

Como Paulo escreve, “Pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo de trevas e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12).

Marcos 5:1-18 conta sobre um homem que poderia ter parecido para muitos como um fantasma. Ele vivia entre os túmulos, gritando e se cortando com pedras, até que Jesus o encontrou e entendeu que ele estava possuído por espíritos malignos. Jesus expulsou os espíritos, chamados Legião, deste homem, e ele foi curado.

Muitos que viram esse homem podem ter pensado que ele estava se comunicando além do túmulo, enquanto na realidade ele estava possuído por demônios cheios de engano e intenções malignas.

Os cristãos devem tentar se comunicar com entes queridos falecidos?

Quando alguém que amamos falece, nosso luto pode ser terrível. Podemos sentir a tentação de nos comunicar de alguma forma com eles, pensando que consultar um médium ou falar com seu espírito nos ajudará a nos confortar ou acertar as coisas.

Mas a Bíblia deixa claro que os cristãos não devem se comunicar com os que já partiram. Primeiro, é uma prática detestável a Deus, de acordo com Levítico e Deuteronômio. Segundo, sua alma já partiu, seja para o castigo eterno ou para a vida eterna.

Como nos é dito em Isaías 8:19-22, “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes, acaso não consultará um povo ao seu Deus? Acaso a favor dos vivos se consultará aos mortos? À instrução e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Então passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, enfurecer-se-ão e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, voltando o rosto para cima; e para a terra olharão, e eis que só verão angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão lançados nas trevas”.

Os cristãos devem se preocupar com fantasmas?

Embora os “fantasmas” dos espíritos malignos, ou demônios, sejam assustadores e perturbadores, os cristãos não precisam se preocupar com eles. Como 1 Pedro 5:8 e Efésios 6:11-12 aconselham, devemos estar cientes deles e nos armar contra eles com as fontes que Deus nos dá: verdade, oração, fé, etc. E podemos confiar que Deus nos protegerá dos espíritos malignos.

Como nos é dito em 1 João 4:4, “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo”.

E, como nos é dito em 2 Tessalonicenses 3:3, “Mas o Senhor é fiel, e ele os fortalecerá e os protegerá do maligno”.

Se você ouvir um barulho à noite, saiba que provavelmente é apenas um barulho da noite. Mas tenha a certeza de que, se estamos preocupados com as almas dos entes queridos “nos assombrando”, isso é uma coisa com a qual definitivamente não precisamos nos preocupar.