O poder do perdão: como perdoar e seguir em frente

O perdão é uma das maiores virtudes que podemos ter em nossas vidas. É um ato de amor, de compaixão e de libertação. Perdoar não é fácil, mas é necessário para que possamos seguir em frente e viver em paz.

A Bíblia nos ensina sobre o poder do perdão e a importância de perdoar. Em Mateus 6:14-15, Jesus nos diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” O perdão é uma condição para recebermos o perdão de Deus.

Em Efésios 4:32, somos exortados a perdoar uns aos outros, assim como Deus em Cristo nos perdoou: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” O perdão é um reflexo do perdão que recebemos de Deus através de Cristo.

Perdoar não significa esquecer o que aconteceu, mas sim escolher não mais permitir que aquela mágoa nos domine. É um processo de cura, de libertação e de renovação. Em Colossenses 3:13, lemos: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.”

O perdão nos liberta do peso do ressentimento, da amargura e do ódio. É um ato de humildade, de amor e de fé. Em Lucas 17:3-4, Jesus nos ensina: “Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás.” O perdão é um ato contínuo, um processo de renovação diária.

Que possamos aprender a perdoar, a seguir em frente e a viver em paz. Que o poder do perdão transforme nossas vidas e nos faça mais parecidos com Cristo. Que possamos perdoar como fomos perdoados e viver em comunhão uns com os outros. Que o amor e a graça de Deus nos conduzam no caminho do perdão e da reconciliação. Amém.

Deus te abençoe.

Devocional Diário.
Aproximando você de Deus.