Deus realmente diz que ‘Nenhuma coisa boa ele negará’?

Parei no meio da frase enquanto considerava as palavras “não negará bem algum”. Um filho carrega o fardo da doença mental enquanto um amado pai luta contra uma segunda rodada de quimioterapia. Minhas orações sobre cada uma dessas situações parecem permanecer sem resposta.

Será que o Senhor negou Sua bondade apesar da promessa das escrituras? Claro que não. Suas misericórdias nunca falham (Lamentações 3:22-23). Mas se “não negará bem algum” reflete a verdade, por que Deus negou algumas das minhas orações? Será que “não negará bem algum” se refere a áreas não relacionadas à saúde mental e física ou à segurança financeira?

Onde a Bíblia diz “Não Negará Bem Algum”?

O Salmo 84 (na tradução da NKJV) diz:

“Porque o Senhor Deus é sol e escudo
O Senhor dará graça e glória;
Não negará bem algum
Aos que andam na retidão.”

Estas palavras são particularmente comoventes quando consideramos que os filhos de Corá ou Davi as escreveram.

Um homem que incitou uma rebelião contra Moisés, Corá reuniu 250 homens para se revoltar contra Moisés quando este distribuiu os deveres às tribos levíticas. Insatisfeito com a distribuição de sua tribo, Corá questionou o lugar de Moisés e Arão dado por Deus. A revolta de Corá levou à sua morte e à destruição de seus bens.

Mesmo que Corá tenha morrido por causa de seu pecado, os descendentes dos levitas dedicaram suas vidas ao Senhor e serviram como guardiões e salmistas.

Independentemente de ter sido escrito pelos filhos de Corá ou pelo Rei Davi, o Salmo 84:11 reflete a compreensão do salmista sobre a bondade de Deus – destacando o cuidado e a provisão do Pai para Seus filhos.

No entanto, que “bens” a passagem aborda?

O Que o Contexto nos Diz sobre “Não Negará Bem Algum”?

Retirado do contexto, o Salmo 84:11 soa como se Deus atendesse a todos os nossos desejos – agindo como um gênio na garrafa ou um elfo barbudo do Polo Norte, em vez do Deus onisciente do universo. No entanto, quando lemos os versículos anteriores do Salmo 84, o autor descreve Deus como “sol e escudo”. Os significados hebraicos dessas palavras revelam várias verdades ricas.

“Sol”, traduzido de shemesh, também significa ameia – a palavra registrada em traduções anteriores deste versículo. Quando combinamos esta palavra com “escudo”, começamos a entender que Deus protege e cerca aqueles que o amam. Ele dá graça e glória ao Seu povo, ou kabowd, significando abundância.

O Salmista identifica a proteção celestial, o favor e a abundância como várias bênçãos que Deus derrama sobre Seu povo. Estas são inferidas pela frase “não negará bem algum”.

Podemos nos perguntar como o sofrimento continua a se impor na vida daqueles que confiam em Deus quando lemos uma promessa bíblica como a registrada em Salmo 84:11. Não podemos negar que os crentes ainda experimentam dor e angústia. Como o resto da humanidade, os cristãos continuam sujeitos a provações e angústias – resultado da queda do homem. Mas temos a garantia de que “este leve momento de aflição está preparando para nós um peso eterno de glória além de toda comparação” (2 Coríntios 4:17, ESV).

Somos salvos da morte para a vida pelo poder da ressurreição de Jesus e pelo amor de nosso Pai todo-poderoso, que nos reivindica como Seus e preserva nossas almas para a alegria eterna em Sua presença. Além dos dons de “toda bênção espiritual nos lugares celestiais”, Salmo 84:11 apoia o evangelho da prosperidade?

“Não Negará Bem Algum” é um Trecho do Evangelho da Prosperidade?

Alguns extrapolam “não negará bem algum” além das bênçãos espirituais mencionadas nos versículos circundantes e usurpam Salmo 84:11 para apoiar o evangelho da prosperidade. A maioria de nós conhece o termo, mas uma definição operacional da Britannica nos dá uma compreensão mais profunda da abordagem “nomeie e reivindique” da fé.

De acordo com o artigo, “os adeptos acreditam que Deus quer que [os cristãos] sejam ricamente abençoados nesta vida e que o bem-estar físico e as riquezas materiais são sempre a vontade de Deus para os fiéis. A doença e a pobreza são vistas como maldições…”.

Várias escrituras, incluindo Mateus 7:11, Tiago 1:17 e Mateus 6:25-34, apoiam a ideia de que Deus atenderá a todas as nossas necessidades. No entanto, viver uma vida abençoada na igreja do primeiro século muitas vezes parecia muito diferente da promovida pelo evangelho da prosperidade.

Lucas 2:52 afirma: “Jesus crescia em sabedoria e estatura, e em graça diante de Deus e dos homens” (NKJV). No entanto, até o Filho de Deus não tinha um lugar para dormir todas as noites. (Mateus 8:20) Paulo sofreu na prisão, suportou naufrágios e orou para que o Senhor curasse um “espinho na carne” – um tipo de tormento que muitos estudiosos acreditam indicar uma doença física. A resposta de Deus? “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9). Após a ressurreição de Cristo, os onze discípulos restantes sofreram perseguição, e todos, exceto João, morreram como mártires.

Embora o Pai dê bons presentes ao crente, muitos que seguem a Cristo enfrentarão as mesmas provações e tribulações que Cristo, os discípulos e a igreja primitiva. Se e quando o fizermos, nossa resposta deve refletir a de Paulo e Pedro, que se alegraram por serem considerados dignos de sofrer vergonha pelo nome de Cristo após serem açoitados (Atos 5:40-41).

O Que Podemos Aprender com “Não Negará Bem Algum” Hoje?

A beleza das palavras “Não negará bem algum” nos tranquiliza sobre várias verdades.

– As intenções de Deus para conosco refletem Seu amor. As Escrituras detalham até que ponto o Pai irá para oferecer Seu amor abundante, graça e misericórdia às pessoas – revelando um plano pelo qual os perdidos podem receber a salvação logo em Gênesis 3:15. Através da morte e ressurreição de Jesus Cristo – o único filho de Deus – as pessoas podem desfrutar do presente da vida eterna.

– O Senhor provê tudo o que precisamos para crescer em nossa fé até alcançarmos a maturidade espiritual. Como mencionado anteriormente, “não negará bem algum” indica a disponibilidade de bênçãos espirituais em vez de prosperidade material. Embora todas as coisas boas venham do Senhor, Ele está mais preocupado com a nossa segurança eterna do que com o conforto temporal, como observado em Marcos 8:36, “Pois, que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (KJV)

– Experimentar a bondade de Deus é exclusivo. Observe a última parte de Salmo 84:11. Apenas “aqueles que andam na retidão” desfrutarão das riquezas da glória de Deus. O apóstolo Paulo afirma em Romanos 3-4 que a justiça vem somente através de Jesus, mas muitas pessoas desconsideram, ignoram ou negam Cristo como Senhor.

Nossas necessidades diárias muitas vezes nos distraem da maior necessidade de todas – a salvação. Você conhece a Cristo como Senhor e Salvador? Suas mãos marcadas pelos pregos são a prova. Ele não negará bem algum a você. Aceitará a promessa para si hoje?

Este artigo é parte de nossa grande biblioteca de frases e citações populares da Bíblia. Queremos fornecer artigos de fácil leitura que respondam às suas perguntas sobre o significado, origem e história de versículos específicos no contexto das Escrituras. Esperamos que isso o ajude a entender melhor o significado e o propósito da Palavra de Deus em relação à sua vida hoje.

“Esteja Quieto e Saiba que Eu Sou Deus” “Ore Sem Cessar” “Maravilhosamente Feito” “Todas as Coisas Cooperam para o Bem” “Não Temas” “Posso Todas as Coisas naquele que me Fortalece”

Ouça nosso Podcast Diário do Versículo da Bíblia Agora!

As visões e opiniões expressas neste podcast são da responsabilidade dos oradores e não refletem necessariamente as visões ou posições da Salem Web Network e do Salem Media Group.