Cuidando de Pessoas em Situação de Necessidade


Leitura das Escrituras —

Mateus 25: 31-46

“Eu precisava de roupas e vocês me vestiram. . . .”

— Mateus 25: 36

Relatos noticiosos têm observado que o mundo tem um excesso de roupas usadas. De muitas maneiras, isso é algo bom. Até os mais pobres dos pobres podem ter acesso a roupas! Mas isso torna a declaração de Jesus irrelevante no século 21? Não. As roupas que as pessoas podem ter nem sempre são adequadas. Um casaco quente em clima abaixo de zero é uma necessidade! Há também outro sentido em que pessoas que dormem em uma caixa de papelão no auge do inverno precisam de “roupas”.

A extrema pobreza ainda existe. Há incontáveis pessoas no mundo com recursos insuficientes para pagar por moradia, comprar comida, acessar cuidados médicos — sem mencionar pagar por educação e outros custos para manter um sustento. Qual deve ser nossa resposta diante da pobreza?

O mundo é abençoado com muitas organizações que se esforçam para atender às necessidades urgentes e para erradicar as causas da pobreza. Os problemas são complexos, e as soluções são difíceis de encontrar. Embora possamos nos sentir, e talvez muitas vezes sejamos, impotentes para criar soluções eficazes para essas questões, um amor piedoso pela misericórdia clama por compaixão em oração quando somos tentados a fechar os olhos.

Precisamos buscar a ajuda e a sabedoria de Deus ao cuidar das pessoas necessitadas.


Senhor, move-nos à compaixão por todos que lutam na pobreza. Ajude-nos a buscar soluções sustentáveis. Tu criaste um mundo cheio de recursos, e oramos por sabedoria em seu uso. Amém.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. (Salmos 46:1)

Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia. (Mateus 5:7)

Deus te abençoe.

Devocional Diário.

Alimente sua fé diariamente com inspiração divina.