Como o Sacerdócio de Moisés nos Aponta para Cristo

Muitas pessoas dizem que minha filha mais velha se parece comigo. Ainda mais pessoas dizem que nosso filho mais velho é a versão “mini” do meu marido. Nossos descendentes muitas vezes assumem nossas aparências, características e maneirismos. Na Bíblia, vemos que Deus nos deu muitas “imagens” de Jesus Cristo, o Messias, no Antigo Testamento. Muitas histórias, eventos, pessoas e circunstâncias nos apontam para Jesus. Quando isso acontece, chamamos de “tipos” de Cristo. Os eventos, pessoas ou até mesmo construções não são o próprio Messias, mas nos dão uma imagem do que Cristo seria.

Moisés é um desses “tipos” de Cristo, como muitos estudiosos concordaram. Como Moisés faz isso? Acredito que, em primeiro lugar, os eventos da vida de Moisés espelham os de Jesus Cristo.

Em primeiro lugar, Moisés foi adotado. Sua mãe não pôde criá-lo. Por causa de um rei maligno e de um decreto que mataria todas as crianças do sexo masculino, a mãe de Moisés o colocou em uma cesta. Jesus Cristo também teve um pai adotivo, José, o marido de Maria. Jesus sabia como era crescer sem “se encaixar” ou “não pertencer”. Moisés também deve ter sentido isso. Provavelmente, o único hebreu entre todos aqueles egípcios.

Jesus tinha um rei, o Rei Herodes, que procurava matá-lo. E, em uma virada interessante dos eventos, Deus disse a Maria e a José para irem viver no Egito. A filha de Faraó salvou Moisés. Os egípcios durante o tempo de Jesus se tornaram um refúgio para Ele. Não é interessante que Deus tenha usado o inimigo para salvar Moisés?

Moisés e Jesus ambos sentiram a dor da rejeição. Moisés foi rejeitado pelos hebreus. Jesus também foi rejeitado, principalmente pelos líderes “religiosos” da época. Moisés teve que deixar o Egito, o único lar que ele conhecia, e Jesus também deixou o céu, Seu verdadeiro lar, para nos salvar.

Enquanto vivia no deserto, por quarenta anos, Moisés aprendeu a ser pastor. Jesus, o Bom Pastor, passou 40 dias no deserto. Ele foi testado, assim como Moisés foi testado. Deus usou o tempo no deserto para preparar ambos os homens para o ministério.

Deus chamou Moisés de uma vida oculta para uma vida pública. Jesus também passou a maior parte de Sua vida, trinta anos, na obscuridade. O ministério público de Jesus durou apenas três anos e meio.

Moisés passou os últimos quarenta anos liderando o povo do Egito até a Terra Prometida. Ele era o intercessor, líder, servo e mediador entre os israelitas e Deus. Jesus também agora passa a eternidade liderando, servindo, intercedendo e mediando por nós que confiamos Nele.

No final, porém, Moisés não foi permitido entrar. Ele ficou no topo de uma montanha e olhou para uma terra que nunca seria seu lar terreno. O que ele disse? Ele disse: “Salmo 90: Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio…” Algumas das últimas palavras de Jesus para Seus discípulos são encontradas em João 14-17. Em João 15, lemos que Jesus nos convida a “Permanecer” ou “fazer nossa casa” com Ele. Jesus e Moisés nos apontam para a verdadeira maneira de viver uma vida próxima a Deus: fazendo de Deus tudo em nossa vida.

Moisés também age como Jesus ao liderar o povo pelo deserto. Ele intercede por eles em muitas ocasiões.

Uma dessas ocasiões está em Números 11:1-3. O povo estava reclamando. Eles não gostavam do fato de estarem presos no deserto. Mesmo que Deus estivesse provendo para eles, eles não gostavam de onde estavam. Seus corações estavam duros e pecaminosos. Em sua frustração egoísta, eles levantaram suas vozes e reclamaram. A resposta de Deus foi ira (Números 11:1). Deus havia mostrado Seu poder ao resgatá-los milagrosamente do Egito. Ele também demonstrou Seu cuidado ao fornecer o maná.

Nos versículos seguintes, vemos que Moisés orou a Deus e a ira de Deus foi aplacada. Da mesma forma, Cristo está entre nós e a ira de Deus. O sacerdócio de Moisés nos mostra que precisamos de um intercessor. Jesus faz isso por nós hoje.

Em Números 13, Moisés enviou doze espiões para entrar e ver como era a Terra Prometida. Deus havia prometido essa terra ao povo, mas já havia pessoas vivendo lá. Em Números 13, lemos que dez espiões voltaram e relataram que os habitantes da terra eram muitos e seria impossível derrotá-los. Dois espiões, Josué e Calebe, relataram que, mesmo que eles fossem numerosos e fortes, Deus os ajudaria a derrotar essas pessoas.

O povo acreditou nos dez espiões e decidiu não entrar na Terra Prometida. Deus então disse que eles teriam que vagar no deserto por quarenta anos para que a próxima geração fosse a única permitida a entrar na terra. O povo não ficou feliz com isso, então se rebelaram contra Moisés e até pegaram pedras para matá-lo.

Deus então desceu sobre o tabernáculo em uma nuvem. Em Números 14:13-19, lemos uma bela oração de Moisés a Deus. Ele pede a Deus para poupar o povo, por causa de Seu próprio nome e reputação. Essas pessoas, que rejeitaram Moisés, Moisés ora por elas. Quando Jesus estava pendurado na cruz, Ele orou para que Deus perdoasse aqueles que O colocaram lá. As próprias pessoas que O mataram, Jesus morreu por elas. Em Números 16 e 19, Moisés fica fisicamente entre o povo e a ira de Deus, mais uma vez nos apontando para Cristo.

Em última análise, lemos em Hebreus 3 que Jesus é o melhor Moisés no sentido de que Jesus fez coisas que Moisés nunca poderia fazer. Moisés só podia oferecer o sangue de animais, Jesus ofereceu Seu próprio sangue. Moisés só podia interceder pelos filhos de Israel naquele tempo, mas Jesus está no céu intercedendo eternamente por todo o povo de Deus.

“Portanto, Ele também é capaz de salvar completamente aqueles que por Ele se aproximam de Deus, visto que vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:22-25 (NKJV)

Moisés foi considerado fiel em toda a Casa de Deus, ou seja, o Tabernáculo. Moisés foi fiel em trabalhar como mediador entre Deus e o povo por muitos anos. Mesmo que Moisés tenha liderado fielmente o povo todos esses anos, Jesus é ainda mais fiel do que Moisés. Moisés estava lá para nos apontar para Cristo. Isso é para nos dar esperança e encorajamento para permanecermos firmes até o fim. Sua vida sempre terá estradas sinuosas cheias de incertezas, mas nossa fé e fundamento estão em Cristo. Ele permanecerá fiel e, mesmo quando lutarmos, Jesus é fiel – ainda mais fiel do que Moisés.

“Porque tal sumo sacerdote nos convinha: santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus; que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos seus próprios pecados e depois pelos do povo; porque isto fez Ele, uma vez, oferecendo-se a Si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.” Hebreus 7:25-28 (NKJV)