Ações Valem Mais Que Palavras


Leitura das Escrituras —

Tiago 2: 14-26

De que adianta . . . alguém dizer que tem fé, mas não demonstrar isso com atitudes? Essa fé pode salvá-lo?

— Tiago 2:14

Muitos de nós já ouvimos o ditado antigo “As ações falam mais alto do que as palavras”. Mas essa afirmação nem sempre é verdadeira. Às vezes, algumas palavras descuidadas ditas com raiva ou frustração podem causar danos irreparáveis. Assim como uma faísca que pode incendiar uma floresta inteira, as palavras podem ser incrivelmente destrutivas (Tiago 3:1-12). No entanto, em muitos casos, as ações falam mais alto do que as palavras. Este é o ponto de Tiago quando ele diz que a fé sem obras é morta. A fé que não leva à prática de boas obras é inútil, diz Tiago. Uma árvore frutífera que não produz frutos só ocupa espaço em um pomar. Ela é cortada e queimada, e uma nova árvore é plantada em seu lugar (Mateus 7:15-20). Porque a verdadeira fé produz frutos, frequentemente somos informados de que seremos julgados de acordo com nossas obras. Em Apocalipse 20:12-13 lemos que “cada pessoa foi julgada de acordo com o que havia feito”. Paulo deixa claro em Efésios 2: 8-10 que somos salvos pela graça e não pelas obras. No entanto, Tiago destaca que todos os que são salvos pela graça começarão a produzir boas obras. É por isso que em Mateus 7: 15-20 Jesus diz que as pessoas podem ser conhecidas pelos seus frutos – revelando se são cidadãos do reino eterno de Deus ou cidadãos deste mundo, que está passando.


Ajude-me hoje, Senhor, a examinar minha vida para ver se estou produzindo frutos que mostrem que sou seu filho. Ajude-me a abandonar minha natureza pecaminosa e a viver somente para a sua glória. Em nome de Jesus, Amém.

Deus é amor e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.

Deus te abençoe.

Devocional Diário.

Alimente sua fé diariamente com inspiração divina.