12 Versículos para te Encorajar Hoje

A ignorância é uma benção, como diz o ditado, e há muita verdade nessa frase. Quanto menos sabemos, muitas vezes mais felizes nos sentimos. Com a sabedoria, descobrimos mais coisas erradas no mundo, seja nos sistemas, nas pessoas ou em nós mesmos. Um olhar para as notícias ou para as redes sociais nos dá motivos suficientes para pausa, lamento e indignação. Preste atenção suficiente às pessoas ao seu redor, ou até mesmo a si mesmo, e você encontrará motivos para o mesmo.

Como crentes, sabemos que existimos em um mundo caído. Quando outros dizem coisas como: “Há tanto de errado com o mundo”, nós respondemos: “Não poderia concordar mais”.

Embora abordemos a vida com a consciência de nossa natureza caída, essa compreensão nem sempre é suficiente para nos manter encorajados. Na verdade, essa mesma admiração é, às vezes, motivo suficiente para nos desanimar.

Acrescente a isso relacionamentos disfuncionais, um emprego sobrecarregado, doenças implacáveis, frustrações com Deus, e temos uma receita para o desespero.

Por mais que você queira permanecer esperançoso, às vezes é difícil manter o encorajamento.

Idealmente, há um equilíbrio a ser alcançado entre estar ciente do nosso mundo caído e ser oprimido pelo conhecimento. Às vezes encontramos o equilíbrio, e às vezes não, mas sempre que nos sentimos desanimados, podemos encontrar uma maneira de levantar a cabeça novamente. De fato, Deus quer restaurar o brilho em nossos olhos.

Se você está procurando encorajamento hoje, então há um certo livro que você definitivamente deve ler e certamente há pelo menos 12 versículos para te encorajar hoje!

12 Versículos para te Encorajar Hoje

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

Há momentos na vida em que nos sentimos derrotados e incapazes, ou não dispostos, a continuar tentando. Jesus tem o poder de nos dar nova vida quando acreditamos que o que temos está se esgotando.

“A paz deixo com você; a minha paz dou a você. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (João 14:27)

A paz mundana é temporária e muitas vezes baseada na distração das dificuldades. Só perdemos a paz que Jesus oferece quando nos distraímos Dele. Caso contrário, nos sentimos bem mesmo diante da adversidade.

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40:31)

Mesmo quando você não vê um caminho adiante, saiba que se continuar se apegando a Deus, encontrará seu segundo fôlego novamente, ou um terceiro fôlego, ou qualquer fôlego que precisar.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Isaías 41:10)

O medo tem uma maneira de agarrar nossos corações e, se não tivermos cuidado, uma maneira de lançar suas raízes dentro de nós. Se conseguirmos aprender a confiar em Deus, cresceremos em nossa capacidade de desmantelar e rejeitar os medos.

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17)

Temos a capacidade de elevar uns aos outros. Se você precisa de ajuda, não tenha medo de pedir, e se vir alguém precisando, veja isso como uma oportunidade de servir.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Deus chama cada um de nós para sofrer por um tempo em momentos diferentes de nossas vidas. Podemos ter confiança de que Ele usará todo o bem e todo o mal para nosso desenvolvimento espiritual.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo 1:7)

Ceder ao medo é natural, mas não é o desejo de Deus para nós. Em vez disso, Ele oferece alternativas positivas.

“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?” (Salmos 8:3-4)

Em reflexão, Deus criou o cosmos, e então estamos nós, você e eu, pessoas individuais residindo em um planeta em uma vasta gama de criações de Deus. No entanto, essa realidade não indica nossa insignificância, mas nossa importância. Apesar de tudo o que Ele fez e fará, Ele decidiu nos formar e nos amar mais do que essas outras criações.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Romanos 5:3-4)

O sofrimento, se permitirmos, pode nos moldar em pessoas que refletem melhor a Cristo.

“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mateus 6:26)

Quando você duvida, lembre-se de que a provisão de Deus é algo em que você pode confiar. Ele cuida dos animais e ainda nos ama mais. Fique tranquilo, Ele cuidará de você.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)

Você não precisa ser perfeito para ser amado por Deus. Ele enviou Seu Filho para morrer pelos quebrados, pelos pecadores, pelos necessitados.

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Você não pode escolher como sofrerá ou por quanto tempo, mas pode escolher se confia em Deus ou não. A paz está esperando por você, paz oferecida por aquele que venceu a morte, venceu o mundo. Hoje podemos seguir em seus passos em direção a um futuro mais brilhante.

Com a sabedoria, vemos muitos problemas no mundo, mas nossas perspectivas humanas finitas nem sempre nos impedem de ser oprimidos pelo conhecimento. Felizmente, o encorajamento que falhamos em nos dar, podemos encontrar em Deus.

A vida nem sempre é bonita, mas sempre tomamos a decisão sobre se queremos ser felizes. E se quisermos ser felizes, podemos tomar ativamente decisões para chegar lá.

No final, a ignorância é realmente uma benção, mas a ignorância não é como encontramos Deus. A sabedoria pode abrir nossos olhos para tudo o que está errado, mas também aprendemos a contemplar a glória de Deus com muito mais apreço e compreensão. A troca vale a pena no final.